Então faça o spindle com um motor de liquidificador, com um dimer para controle da potência.
Ja pensou em utilizar um motor brushless, tem torq e velocidade, e são pequenos.
CrbrCom todo o respeito, vc já viu o ruido de um motor de liquidificador comparado com um motor de passo? Acho que o questionamento não foi esse, mas obrigado por sua opinião.
" Estes motores em alta rotação estolam com muita facilidade "Verdade não tem força alguma, e se fizer ao contrario, colocar as polias para aumentar a rotação da ferramenta, deixando o motor com baixa rotação até quanto será que vai?
Eita que enquanto eu escrevia vc respondeu aqui, ta rapidinho acabei de postar.Tava pensando nisso tanto faz dar na cabeça como na cabeça dar a porrada é a mesma.Alguem tem alguma solução boa pra isso?
Se tiver também estou interessado porque o barulho destas tupias acaba com os tímpanos da gente ... o loco ! ...
Fernando com qual motor vc tentou?Oq deu errado com ele?Estou pra tentar um assim.Tambem estou precisando de um " spindle " para materiais moles, por enquanto estou uzando um motorzinho de 4500 rpm com mandril da mini retifica, mas ele não vai aguentar muito. ( estava uzando acabei com minha maquina ).