Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.

Autor Tópico: Motores de passo !  (Lida 2057 vezes)

Offline Rick_fernandes

• Bronze
  • *
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Motores de passo !
« Online: 18/05/13 - 19:10 »
Boa noite

to correndo atras do material da minha maquina, e procurando motores achei esse

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

se alguem puder ver e dizer algo , fiquei em duvida no que seria torque estático, minha maquina vai ter 1500 x 1000, usinar materiais leves como mdf, acrilico, madeira, e talvez algo em aluminio mais coisa leve, transmissão por correias x e y, guias retificadas, minha maquina tem estrutura de tubo, drive Apoena, esse motor daria conta ? muito fraco ? forte ? ou motor de 10 kg ja daria conta ? enfim algum ponto de referencia pra eu ter uma ideia.

Ricardo

Clube CNC Brasil

Motores de passo !
« Online: 18/05/13 - 19:10 »

Offline Ojsvargas

• Madeira
  • *
  • Total Likes: +2/-0
Re:Motores de passo !
« Resposta #1 Online: 18/05/13 - 20:17 »
Boa noite

to correndo atras do material da minha maquina, e procurando motores achei esse

se alguem puder ver e dizer algo , fiquei em duvida no que seria torque estático, minha maquina vai ter 1500 x 1000, usinar materiais leves como mdf, acrilico, madeira, e talvez algo em aluminio mais coisa leve, transmissão por correias x e y, guias retificadas, minha maquina tem estrutura de tubo, drive Apoena, esse motor daria conta ? muito fraco ? forte ? ou motor de 10 kg ja daria conta ? enfim algum ponto de referencia pra eu ter uma ideia.

Ricardo

Olá amigo... Se me permite opinar você vai precisar de uma paciência e tanto pra usar sua máquina. Como o tamanho da mesa é grande você DEVERIA usar algo mais robusto e que lhe dê mais velocidade.  Nas minhas máquinas (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)  uso Motor de passo com 42Kgf e ainda assim acho que podia ser melhor. Mas enfim já é um começo. Tem gente boa neste fórum e o pessoal vai lhe ajudar bastante. Abraços.

Clube CNC Brasil

« Resposta #1 Online: 18/05/13 - 20:17 »

Offline Rick_fernandes

• Bronze
  • *
« Resposta #2 Online: 18/05/13 - 20:23 »
Olá amigo... Se me permite opinar você vai precisar de uma paciência e tanto pra usar sua máquina. Como o tamanho da mesa é grande você DEVERIA usar algo mais robusto e que lhe dê mais velocidade.  Nas minhas máquinas (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)  uso Motor de passo com 42Kgf e ainda assim acho que podia ser melhor. Mas enfim já é um começo. Tem gente boa neste fórum e o pessoal vai lhe ajudar bastante. Abraços.

mas minha mesa é fixa quem vai se movimentar é o pórtico e não pretendo trabalhar com materiais pesados, isso muda algo com relação ao que vc citou ?

Ricardo

Clube CNC Brasil

« Resposta #2 Online: 18/05/13 - 20:23 »

Offline Marcao

• Ouro
  • *
  • Total Likes: +43/-2
« Resposta #3 Online: 18/05/13 - 21:14 »
Ricardo meu filho, deixa eu dar um conselho, quando eu projetei a minha pensei, nossa que grande que vai ficar, nossa que robusta, nossa quanta grana estou gastando kkk, enfim, hoje penso seriamente em muda-la, na epoca poderia ter feito ela maior e usado outros tipos de acessorios etc etc, entao, pense muito bem, esse papo que nao pretende usinar nada pesado e mais robusto, nunca deu certo rsrsr,  pense la  na frente  :ok:

Marcao

Clube CNC Brasil

« Resposta #3 Online: 18/05/13 - 21:14 »

Offline Roracioppi

• Bronze
  • *
  • Total Likes: +0/-0
« Resposta #4 Online: 18/05/13 - 22:25 »
O que determina o motor que vai usar  não é o material que vai fresar, e sim a estrutura da máquina. Se o pórtico ficar muito pesado vai precisar de motores de passo mais fortes.
Uma maquina pequena, com um pórtico pequeno e leve,pode usar um motor fraco.
Uma maquina parruda precisa de um motor parrudo...

Sacou?
abç
Rodrigo.

« Última modificação: 18/05/13 - 22:27 por Roracioppi »
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

« Resposta #4 Online: 18/05/13 - 22:25 »

Offline Rick_fernandes

• Bronze
  • *
« Resposta #5 Online: 18/05/13 - 22:27 »
O que determina o motor que vai usar  não é o material que vai fresar, e sim a estrutura da máquina. Se o pórtico ficar muito pesado vai precisar de motores de passo mais fortes.

Sacou?
abç
Rodrigo.

Compreeeeeeeeendido camarada valew !!

Clube CNC Brasil

« Resposta #5 Online: 18/05/13 - 22:27 »

Offline RARANDA

• Prata
  • *
  • SÃO PAULO - CAPITAL
« Resposta #6 Online: 19/05/13 - 09:35 »
Boas nobre Ricardo.

Como lhe escrevi na MP, veja que esses motores que você indicou, são motores de 8 fios.

E a maioria dos drives que conheço são para motores de até 6 fios, inclusive o do nobre amigo Mac.

DEIXO CLARO DE ANTEMÃO, QUE NÃO SOU NADA CONFIÁVEL EM SE TRATANDO DE ELETRÔNICA, existem colegas muito mais qualificados para esse assunto.

O que vou dizer é por experiência de uso, nada de conhecimento técnico específico (certo?)

Para usar esses motores com os drives "mais comuns" e nossos conhecidos, terá que usa-los ou em paralelo, ou em série - (4 ou 6 fios).

Então para que um motor com 8 fios?  ?_49 ?_49

Se irá usar em um drive de 4 ou 6 fios.

Daí terá mais torque ou mais velocidade, e nunca os dois ao mesmo tempo.

Também ai, um dos motivos de serem motores até mais baratos que os tradicionais de 6 e 4 fios. 

Então, na minha simplória opinião, ESQUEÇA PARA O MOMENTO DE SE PREOCUPAR COM OS MOTORES QUE IRÁ USAR.

Construa sua máquina, e somente depois poderá e saberá "calcular" quais motores serão necessários para movimentar os seus eixos, caso contrário, terá sempre opiniões.

E opiniões você não discute, aceita ou não.

E assim terá a chance de acertar ou não também.

O que no caso, poderá também lhe trazer surpresas boas ou más. 

Comece a construir sua "casa" pelo alicerce, pois se fizer ao contrário, com certeza terá um "telhado" maior ou menor do que a sua casa.

Acho que é isso.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

« Resposta #6 Online: 19/05/13 - 09:35 »

Offline Rick_fernandes

• Bronze
  • *
« Resposta #7 Online: 19/05/13 - 09:42 »
Boas nobre Ricardo.

Como lhe escrevi na MP, veja que esses motores que você indicou, são motores de 8 fios.

E a maioria dos drives que conheço são para motores de até 6 fios, inclusive o do nobre amigo Mac.

DEIXO CLARO DE ANTEMÃO, QUE NÃO SOU NADA CONFIÁVEL EM SE TRATANDO DE ELETRÔNICA, existem colegas muito mais qualificados para esse assunto.

O que vou dizer é por experiência de uso, nada de conhecimento técnico específico (certo?)

Para usar esses motores com os drives "mais comuns" e nossos conhecidos, terá que usa-los ou em paralelo, ou em série - (4 ou 6 fios).

Então para que um motor com 8 fios?  ?_49 ?_49

Se irá usar em um drive de 4 ou 6 fios.

Daí terá mais torque ou mais velocidade, e nunca os dois ao mesmo tempo.

Também ai, um dos motivos de serem motores até mais baratos que os tradicionais de 6 e 4 fios. 

Então, na minha simplória opinião, ESQUEÇA PARA O MOMENTO DE SE PREOCUPAR COM OS MOTORES QUE IRÁ USAR.

Construa sua máquina, e somente depois poderá e saberá "calcular" quais motores serão necessários para movimentar os seus eixos, caso contrário, terá sempre opiniões.

E opiniões você não discute, aceita ou não.

E assim terá a chance de acertar ou não também.

O que no caso, poderá também lhe trazer surpresas boas ou más. 

Comece a construir sua "casa" pelo alicerce, pois se fizer ao contrário, com certeza terá um "telhado" maior ou menor do que a sua casa.

Acho que é isso.

Abraços.

Rubens

Ok Rubens muito atencioso como sempre, é vou terminar as coisas aqui e colocar os motores por ultimo valew

Clube CNC Brasil

« Resposta #7 Online: 19/05/13 - 09:42 »

Offline Ojsvargas

• Madeira
  • *
« Resposta #8 Online: 19/05/13 - 12:42 »
Parabéns Raranda, disse pouco MAS FALOU TUDO !!!  Tenha em mente que uma coisa é certa como a noite e o dia... quando ela estiver pronta o criador vai descobrir que a próxima terá MUITA coisa Diferente, e pra melhor !  Abraços...

Clube CNC Brasil

« Resposta #8 Online: 19/05/13 - 12:42 »

Offline Ojsvargas

• Madeira
  • *
« Resposta #9 Online: 19/05/13 - 12:54 »

Sacou?
abç
Rodrigo.

Posso dar meu pitaco ?  Você pode ter um Pórtico móvel fabricado em Titânio, Leve como uma pluma, mas dar um passe de 5mm em uma peça de ferro fundido usando um motor de 15Kgf vai dar a maior CACA !  Vai pular pulso, perder a referência e ferrar tudo !!!
Você pode fabricar um pórtico de ferro fundido maciço pesando seus 300 Kg, tentar dar um passe de 0,1mm em uma barra de manteiga congelada, usando um motor de 15Kgf e vai encontrar a mesma CACA da outra tentativa...
Nosso amigo foi muito feliz quando afirmou, uma máquina parruda, precisa de um motor parrudo, simples né ???  ?_4

Clube CNC Brasil

« Resposta #9 Online: 19/05/13 - 12:54 »