Flavio, primeiro passo quando vc for usinar qualquer trabalho marque o ponto zero da maquina, com a própria fresa mesmo clicando no "go to Zero" com a tupia ou spindle ligado e ele vai fazer uma marcação no material a ser usinado, se por acaso acontecer qualquer imprevisto como o q aconteceu com o seu, vc tem como voltar exatamente no ponto zero de sua router, depois abra o gcode suspenda a fresa e clique naquela tela onde os gcode ficam passando e vai descendo a seta, ao lado direito onde aparece o percurso da router vai aparecer onde piscando a linha referente ao percurso, selecione am ultima linha do ultimo percurso antes da sua router parar, clique em set next line e depois em start, e sua maquina vai continuar onde ela parou no trabalho anterior.
Caro, existe algumas outras opções,1ª amarre-a com uma corda, fita e cola bem forte que não cai mais, kkk só para descontrair; 2ª você pode fazer uso de nobreak;3ª aqui no RJ e creio que não seja diferente em sua cidade, você pode pedir ressarcimento a sua companhia de energia elétrica e isso é uma determinação da Aneel.4ª fazer uso da dica acima retornando da linha em que houve a parada repentina.Boa sorte!Jesiel
Ahhh, compra logo um gerador...kkkkkkk
Amigo.fiquei com algumas duvidas sobre o procedimento.vou relatar como faço para cortar e depois vc coloca a sua dica ta legal.primeirocoloco a fresa na supeficie do mdf zero os eixos, ligo o spindle, pois ai ele vai marcar o ponto incicial.depois dou START e começa o trabalho.vamos dizer que no meio do trabalho a fresa quebrou e andou um pouquinho com a fresa quebrada.eu paro a maquina no teclado, dou stpo e clico em gotoZ's Ctrl-0, pois ai ela vai retornar ao ponto de inicio do trabalho, isto é onde eu zerei os eixos.Faço a troca da fresa, e apartir dai como eu faço para que ele inicie do onde quebrou a fresaabraçoricardo
Boas nobres amigos.Aproveitando o papo, e solicitando a autorização do amigo Flávio para aproveitar o espaço vou dizer:Ha tempos atrás abri um post, que acabou não dando muito resultado.Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca LoginMas voltei a pensar no assunto, pois aqui em casa a rede elétrica (externa) está cada vez pior.Dia sim dia não, ocorrem picos de energia.Já perdi uma fonte de PC, uma geladeira e um micro ondas.E nem pensar em ressarcimento da AES....Pois bem, vou comprar um nobreak, pelo menos para a CNC.Gostaria muito de saber em qual investir.Quero tocar o PC + monitor + Eletrônica + Spindle (motor 0,5 kv siemens).Tempo suficiente (uns 20 minutos) para parar a máquina com segurança e desligar tudo.Penso em um nobreak.Ou até mesmo um esquema com baterias de carro + carregador + Transformador 12 V - 110/220 V.Será que é simples assim?Algum expert em eletrônica poderia se manifestar?Do mais, antecipadamente agradeço a ajuda e a atenção.Abraços.Rubens
Zé Ricardo,Vou responder por partes.Não aperte a tecla STOP, e sim a barra de espaço do teclado, assim sua máquina não vai perder a referencia da usinagem.