Bom, então suponho que o seu lote saiu bom mas o do amigo Raranda eles deixaram sem a trilha só pra ver ele nervoso ... ahahaa
Raranda,Tenta colocar o jumper que eu falei, do pino 25 do DB25 ao borne -5v (GND) da fonte externa. Se não for este o problema nós continuamos procurando.Nota: Fazer isto não vai prejudicar sua placa em nada, se não for isto é porque nesta BOB já tem a trilha fazendo este fechamento, mas duvido que tenha!? ...
Olá RARANDA, gostaria de saber o que de errado estava a ligação que o colega mulapreta lhe passou, visto que no primeiro vídeo você ( acredito que seja você) diz que ele lhe passou um esquema de ligação do drive.Como tu fizeste a ligação do drive?Fiquei curioso em função de eu estar com dificuldade de fazer uma ligação de um drive que comprei da China, pois todos os drives que eu já liguei semelhantes a este eu utilizei 5V no DIR+ e PUL+ e no DIR- e PUL- eu utilizava o sinal da BOB, só que neste que eu não estou conseguindo ligar, é diferente.Desde já, muito obrigado.
Iluj,Eu não entendo porque tanta dificuldade ... se o comum fornecido por sua BOB é 5VCC então tu liga ele nos + do driver, entra com os pulsos no - e inverte o sinal no software ... agora se o comum for GND (Zero) então tu liga nos - do driver, entra com os pulsos no + e não precisa inverter no software ... No caso da BOB do Raranda, ela fornece o comum em GND (Zero) por isto estou ligando nos - do driver.Pelo que vejo, estes chineses não fabricam dois lotes iguais, cada BOB lati (do verbo latir) de um jeito diferente e acho que é só p/ me irritar ... Irritado Irritado Irritado
Nobre amigo Iluj.Vou ser bem sincero, fiz e refiz tantas vezes essas ligações que fica difícil dizer o que eu não tentei.E segundo o Mac, a ligação que mandei para ele esta correta.Mas posso dizer que esta diferente da ligação que o Edson fez na dele.E o que sei também, foi que a alimentação da BOB via USB também não funcionou.Não sei explicar porque.Tenho outra BOB dessa e o problema foi o mesmo, por isso vou aguardar chegar a que esta com o MAC, para fazer as alterações exatamente como ele me sugerir.Isso porque, deixei na mão de um expert, justamente porque eu sou "cego" em eletrônica, e não tenho nenhuma pretensão em saber mais do que o "mestre". rsrsrPor isso, o que ele me disser, acato e aceito, pois não tenho como argumentar tecnicamente nessa área.Do mais, fico a sua inteira disposição.Abraços.Rubens
Ok Mac, vou fazer testes e assim que eu tiver os resultados eu posto aqui.Quanto a esta BOB, eu possuo três iguais a esta que o amigo CRBR postou o manual e nunca tive problema, a única coisa é que comprei dois drives diferentes do que eu sempre comprei, e não consegui fazer o motor girar.Por isso que acho que eu tenha que inverter algum sinal da BOB para o drive, onde que no manual do drive diz que a ligação (drive) tanto pode ser NPN como PNP, que eu não sei muito bem oque significa, mas acredito que seja algo semelhante ao que se aplica aos transistores. Agradeço mais uma vez por sua atenção.Obrigado.Juliano
Por isso que acho que eu tenha que inverter algum sinal da BOB para o drive, onde que no manual do drive diz que a ligação (drive) tanto pode ser NPN como PNP, que eu não sei muito bem oque significa, mas acredito que seja algo semelhante ao que se aplica aos transistores. Agradeço mais uma vez por sua atenção.Obrigado.Juliano
Posta foto do driver onde mostra as ligações que fica mais facil.
Mac, qual seria o sinal comum da BOB?Como faço para saber se o sinal é alto ou baixo?Obrigado.
Vê se clareia ai, mo fiu ... th_brutale_31
Eitaaaaa.Depois dessa, "crariou" até pra mim que sou cego em eletrônica.O problema desses caras que mechem com esses "fiozinhos" é que primeiro complicam tudo, falam de resistores, transistores, alta e baixa, corrente, tensão, tesão, etcccc.Para só no final DESENHAR. Porque não faz isso logo de uma veis. rsrsrsrAbraços.Rubens
Nada como uma imagem p/ clarear as ideias ... Grin