Como havia comentado por email, o motor de passo suporta temperatura máxima de 80°C, parece-me que apesar da temperatura não ter atingido o valor limite para o motor, está bem próxima, por isso aconselho mudar o modo de ligação do motor (utilizar a paralela), ou caso esteja usando a ligação série, reduzir cerca de 40% a corrente do driver, outra dica é usar a auto redução de corrente no driver.
Theodoro, Estou usando o Apoena e a Ligacão Unipolar conforme data sheet do motor, uma pergunta no terminal do driver onde indica Comum fase A e B estou unindo o amarelo e azul, o laranja e marron e conectando nos bornes. É isto mesmo.(não conheço nada de esquema de ligações de motores)
Haaa.. certo, este driver é uniporar e a ligação do motor está correta, recomendo utilizar o modo de redução de corrente e ficar monitorando a temperatura, caso não tenha redução significativa de temperatura, reduza a corrente.
Theodoro, Reduzindo a corrente eu não vou diminuir o torque do meu motor? Teste1= Corrente de trabalho 4,2A Redução de corrente 1,26 (70%) Temperatura no motor de passo 76 graus Teste2= Corrente de trabalho 4A Redução de corrente 0.5A (+/-90%) Temperatura no motor de passo 67 graus Teste3= Corrente de trabalho 3,8A Redução de corrente 1.5 (40%) Temperatura no motor de passo (Teste em andamento)
Realmente se vc quiser trabalhar com o limite de torque possível do motor, nesta ligação (unipolar), a corrente deve ser de 4,2A, por isso a melhor opção é o uso de dissipadores de calor, ou mesmo refrigeração forçada. Provavelmente no verão, a temperatura irá ultrapassar os 80°C. Talvês o motor esteja subdimensionado para sua máquina, lembrando que na ligação unipolar o torque do motor cai cerca de 40%, ou seja, torque de 30Kgf.cm.
Diminui a tensão sobre o motor ... Passa de 58vca (85VCC) p/ 50 vca (76VCC) no tape do trafo, voce não vai ter perdas significativas de torque e o aquecimento vai diminuir bastante ... faz o teste e depois nos diz o que achou ?!
« Última modificação: 05/08/09 - 19:06 por Mac_RC »
Registrado
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente. Abraços! Reinaldo Cavalheri
Reinaldo, Eu já estou usando a tensão de 50vca no trafo, tenho ainda a opção de de 58vca acredito que vai aumentar a temperatura e a opção de 42vca, 32vca e 24vca. O que voce acha fazer os testes nestas tensões? Voce tem alguma ideia de perda de torque nestas tensões. Também vou fazer um teste com tensão de 58vca, Corrente de trabalho 4,2A Redução de corrente 1,26 (70%).
Tenta com 42vca então ! ... 58vca só vai piorar ... seus motores são p/ 3 volts e 20 vezes a mais de tensão (60VCC) é o máximo que se consegue de desempenho, acima disto só aquecimento !
Registrado
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente. Abraços! Reinaldo Cavalheri
Reinaldo, Fiz o teste com 42 vca e a temperatura chegou em 64 graus, também fiz o teste com 32 vca e temperatura chegou em 54 graus. Eu vou ter problemas com torque diminuindo as tensões? Grato Metheorik
Desculpa a minha indelicadeza, mas se você ligar o motor num verão de 45°, nem no tape Zero tu vai conseguir que ele fique abaixo de 45° ... ou seja, nem desligado ! O motor foi feito p/ trabalhar a 80°, o esmalte que protege o enrolamento suporta mais de 300° ... é só não deixar as crianças mexerem no motor que não ha nenhum problema, ou coloque um Fan sobre os mesmos ... Infelizmente não da para resolver todos os problemas, torque, velocidade, temperatura e etc ... escolhe o que você acha mais importante e priorize ...
Registrado
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente. Abraços! Reinaldo Cavalheri