Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilClube CNC BrasilGente eu odeio matemática!!!!!!!
![]() Clube CNC BrasilMaria Aparecia, se quiser ajuda manda o arquivo em corel draw versão 10 (bem antiga) que eu faço e te explico como fiz
Clube CNC BrasilClube CNC BrasilJá que vc está falando de folgas, outra coisa que vem a calhar são as folgas nos encaixes, pro exemplo, o ideal é medir o mdf antes, pois já peguei mdf de 3 com 2,8 e 3,10. A temperatura e possivelmente a umidade interferem nisso
Quantos puzzles cortei com encaixes de 3mm e depois fiquei lixando para dar certo... usando essa matemática eu calculo sempre uma folga , normalmente não mais que 0,1mm para que os encaixes de puzzles não sejam extremamente justos. Mas eu costumo medir antes o MDF. Jà para outros tipos de encaixe não deve ter folga por exemplo em junções de caixas, que quanto mais justo melhor . E por aí vai Clube CNC BrasilBoa dica Antonio Marcos,
Não tinha penado nisso. Medi aqui algumas peças e tudo está dando 3mm. mas como sou novo nisso certamente irei encontrar variação algum dia. Obrigado por compartilhar a sabedência. Clube CNC BrasilPra quem não gosta de matemática assim como eu, tem um jeito bem mais simples e rápido de fazer isso pelo Corel...
Basta desenhar um retângulo em cima de um dos encaixes do projeto (com o "Snap to" selecionado para alinhar aos objetos), para que o retângulo fique exatamente da mesma largura do encaixe. Com o retângulo selecionado feche o cadeado pra restringir a proporção e na caixa "Object Size" digite o valor que deseja redimensionar o encaixe, neste exemplo vamos redimensionar os encaixes de 4mm para 3mm, então digite 3 a pressione "Enter". Observe que o retângulo foi redimensionado para 3mm, na escala do objeto o valor agora é 75,0%, ou seja reduzimos o encaixe de 4 pra 3mm em 75%... copie esse valor e em seguida pressione CTRL+A pra selecionar todos os objetos do arquivo, e na mesma caixa que agora está 100% digite ou copie o valor anterior no caso 75%, pressione "Enter" e pronto! arquivo com a escala corrigida ;-) Abs. Clube CNC BrasilGenial, meu caro!
Assim fica realmente mais fácil. É sempre bom contar com sua experiência. Abraço! Clube CNC BrasilVivendo e aprendendo.
Eu tinha uma dificuldade, agora tudo mais claro. Obrigado Clube CNC BrasilBoa Tarde Minha Gente !
Meio tarde mais quem sabe ainda ajude alguém por aqui né ^^ Então essa questão dos encaixes e realmente a maneira mais simples de mexer em um projeto sem ter que altera-lo, eu uso desse recurso direto... hehehe e poe direto nisso toda hora alguém que isso ou aquilo maior ou menor ![]() Ex.: meu puzzle todo selecionado da 100x100 mm ele hoje tem encaixe para 3 mm, e quero aumenta-lo deixando com encaixe para 6 mm ( no caso sempre ponho 0,1 a mais como ao amigo acima citou - no caso 6,1) ponho estas informações e já tenho meu tamanho novo para ficar com este encaixe e só modificar la no Corel seu novo tamanho, e bom para quem precisa fazer as coisa com mais rapidez e tem uma certa preguiçazinhaaa ou ambos assim como eu heheheh . Bom só vão entender mesmo olhando a planilha eu ja disponibilizei ela aqui no fórum junto com varias outras, ta ai o link do tópico pra quem quiser dar uma olhada... e um grande abraço a todos ... Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Clube CNC BrasilClube CNC BrasilClube CNC BrasilCaro Bubolz, já utilizo esse método a tempos, até pensei se teria um modo mais fácil mas pelo visto é isso mesmo... Parabéns pela postagem, ficou bem explicado e realmente ajuda demais! Quando comecei a utilizar me facilitou muita coisa. Uma dúvida: Em projetos complexos (construções por exemplo), onde várias peças se encaixam entre si, utiliza esse mesmo método? E como faço para saber se está tudo certo antes do corte? Porque muitas vezes só descubro depois de cortar kkkkkkkk
![]() ![]() Clube CNC BrasilClube CNC Brasil |