Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilInteressante, vão ter muitas idéias por aqui. Vamos esclarecer os eixos nesse caso, pois existem algumas interpretações diferentes: eu entendo assim Z altura, Y largura e X profundidade/comprimento, vc estando de frente para a peça:
Clube CNC BrasilBom... Para mim é uma surpresa essa informação que o CNC usa outra referencia X, Y, Z. Os programas 3D usam outra...
Quando falo em eixo Z fixo seria a profundidade o que você me apresentou como eixo X Então tem que mudar o assunto para Eixo X fixo... :-) Mas o mais importante é saber se esse projeto já foi tentando! Eu acredito que com a PROFUNDIDADE fixa em relação a "ponte" com os eixos da ALTURA e LARGURA móveis e a folha de compensado se movendo sobre roletes, teríamos uma máquina mais versátil! Concorda? Muito obrigado! Daniel Marques. Clube CNC BrasilÉ uma questão de entendimento, outros colegas leem essas coordenadas de outra forma, o que não altera o produto final, só para entendimento. No caso seria uma router com pórtico fixo, que é muito usada em modelos pequenos.Guardando as proporções e a adaptação dos roletes, seria, mais ou menos isso:
Clube CNC BrasilBoa noite amigos.
realmente esta idéia me enteresa, pois minha maquina tem uma area util de 920mm por 1370mm, por isso uso 1/4 de chapa, o que em 3mm sempre fica meio ondulado em algumas partes, e este sistema acredito que ajudaria a manter a peça nivelada. faço alguns trabalhos de recortes , como por exemplo FOLHAS, onde tenho que marcar a mesma por dentro, e como é de 3mm, qualquer disnivel, ela em vez de marcar , ela corta, ou faz uma vala e não um pequeno risco. Agora este sistema, não importa quem ande , se é a mesa ou o portico, o que importa é que teria que ter um sistema para precionar a mesma na mesa conforme a altura do spindle. Seria facil pois poderiamos um braço movel fazer com sistem de molas. abraço e aguardo mais idéias rsrsrs ricardo Clube CNC BrasilRealmente isso é um problema quando se precisa gravar, a planicidade da peça de mdf 3mm, se vc aperta demais nas laterais, o meio as vezes empena, se vc marca o zero de z no meio, nas laterias nem corta direto, se vc marca na lateral, no meio ele vaza pro outro lado, hehe. No caso dessa maquina o contratempo se torna o tamanho da mesa que se moveria, para usinar uma peça de 2 metros, ela teria que ter o dobro, acho que é por isso que não é muito usado em maquinas grandes
Clube CNC BrasilClube CNC BrasilGrande mauro.
Nesta vida já descobri tanta coisa diferente , que não me surpreenderia se alguem colocase uma novidade neste sentido para nós ![]() ![]() ![]() abraço ![]() ![]() ricardo Clube CNC BrasilVou caçar algumas soluções para o amigo fazer na sua maquina,ja ouviu falar em esferas transferidoras flutuantes?
Ja volto com alguns links. Braxx Clube CNC BrasilEu já ouvi sobre elefantes voadores, mas "esferas transferidoras flutuantes" deve ser coisa de ET ?! .... rsrsrs
![]() Clube CNC BrasilClube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Eu já ouvi sobre elefantes voadores, mas "esferas transferidoras flutuantes" deve ser coisa de ET ?! .... rsrsrsPode ser que tenha um nome mais chique: transfering floating spheres ou em paraguayes: pelotas planadoras transferidoras ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilBom dia para todos! Continuando o projeto, eu já estou montando o meu primeiro CNC e ainda falta muito, Mas é como a história da lebre e do jaboti... Devagar e sempre. Bom, como a "mesa" é que se move, tem o problema da inércia da folha de compensado, fiquei pesquisando e para definir a potencia certa do motor de passo, imaginei se um torquímetro poderia ser colocado no eixo com a tupia ligada, o valor máximo seria o necessário para o motor.
![]() ![]() Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login ..., tem o problema da inércia da folha de compensado, fiquei pesquisando e para definir a potencia certa do motor de passo....No meu pensamento, esse é um problema menor, pois, com as reduções, (por exemplo) um motor de 32 kgf fica com tanta força que até deforma a estrutura se se chocarem as partes móveis. Ainda tem um comando no soft, que é apropriado para quebra de inercia. abraço Clube CNC BrasilObrigado pela resposta, mas qual programa você fala? (todos)... Eu estava pensando em ligar o motor diretamente na barra rosqueada e usar um fuso... mas pode ter uma engrenagem sim... Valeu!
Clube CNC Brasil |