O que é estranho é a perda de passos em numero exato, na ida e na volta - ou seja, nos dois lados, propiciando fechar um retangulo. Fazendo um circulo perfeito o que acontece? abraço
Registrado
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Perguntei pq tive um caso em que a maquina funcionou perfeitamente na entrega, 6 passes na mesma figura e tudo ótimo. Dias depois o cliente ligou dizendo que a maquina errava o corte, fizemos a eliminação de todas as possibilidades e no final era a rede da oficina, que quando ligava aparelho de solda, policorte e tudo mais, interferia na eletronica da maquina. A entrega tinha sido feita depois das 18h (quando ele estava livre) e a oficina estava parada nessa hora.
No final não fiquei sabendo ao certo. A ultima vez que falei com ele o plano era uma extensão de rede eletrica só para a maquina ou mudariam ela de local. abraço
Registrado
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!
Olá vou invadir esse tópico para ver se alguém já passou por isso e que tenha conseguido resolver.
Vejamos, estou com a segunda 3ax que esta dando extamente mesmo problema em máquinas diferentes porém no mesmo PC...
Vejamos..
A máquina, estrutura e movimentação esta bem ajustada. Esta é a setima maquina que eu lido com instalaçao de drivers e ajustes, mas esta e a anterior foram as que eu fiz de cabo a rabo. Ok, com a experiencia de lidar com trabalhos em router desde 2007 afirmo e confirmo que a máquina esta em condiçoes físicas de executar bons trabalhos, porém algo esta acontecendo por mais que eu ajuste parametros, corrente, aterramentos, programas, etc.
Quando eu regulei as outras com hobbycnc e smile junto com o EMC2 nunca tive esse problema e olha que já lidei uma vez com uma maquina muito ruim que ainda deu melhor qualidade no quesito dimensões.
Tô enrolando né.. mas é para deixar claro
Se eu faço um traço de 100mm com as configurações de step no jeito para passo 4 ele apresenta 0,5mm a mais no tamanho. Se eu mudo 180 graus essa linha, ela continua igual, se eu mudo de posição e se eu faço um quadrado o erro é o mesmo. Aí já podem notar que folga esta descartada. Se eu faço um traço ou um quadrado maior o tamanho aumenta proporcionalmente e quanto menor, melhor fica. Li por aqui ou por lá que se ir dando umas ajeitadas no step (motor tuning) isso acabaria se resolvendo.. Ok.. fiz e em 100 de comprimento ficou perfeito. Fiz um traço de 500 e o erro foi de quase 2mm! Fiz o diabo e os erros são proporcionais seja para um lado para outro, de todo jeito e formas. Escrevi para o fabricante na busca de resposta até me escreverem que isso nunca aconteceu antes e ponto final heheh é ficaram de saco cheio de mim provavelmente
Eu agora pergunto, erros sempre iguais em angulos diferentes e em posições da mesa diferentes com erros proporcionais, sempre obedecendo a mesma lógica pode ser o que afinal? Fiz um teste que considerei o teste derradeiro.. Fiz agora de pouco duas pequenas usinagens com relevo 2,5d com fresa de 3mm esférico com tamanho de 80x80. Nesse tipo de trabalho é dificil perceber um erro, mas na segunda eu espelhei a peça, rotacionei em 180graus e mudei a estratégia de raster para offset. Se fossem ou erros de energia, etc as diferenças iam aparecer. Mas ficaram identicas. Isso que dizer que a coisa em sí no geral esta boa, máquina, software e driver pois senão não seria identico!
Já verifiquei todas as ligações, voltagens, amperagens, aterramento, configurações no Mach e até comprei o Mach original achando que poderia ser os piratas, mas nada. E ainda .. pode ser o próprio PC?
Desculpa, estou encerrando os trabalhos na oficina agora (depois de um longo dia de trabalho) então pode ser que eu tenha perdido ou interpretado errado alguma informação, ok?
Pelo que entendi tu está utilizando o interpretador EMC2, porém não encontrei em que programa tu está gerando os percursos. Minha dúvida é quando tu cita: "Se eu faço um traço de 100mm com as configurações de step no jeito para passo 4 ele apresenta 0,5mm a mais no tamanho.". Sei (de carteirinha) que tu é um fera no ArtCam e em outros CAM, mas explica melhor como e onde tu está gerando os G-code.
Recentemente participei de um tópico (do Paizão Marcão) em que ele estava com problemas de diferenças nas medidas usinadas... O que sugeri é que se faça um teste criando vários círculos e quadrados, partindo de medidas como 5mm seguindo (de 10/20mm) até o limite da mesa. Se as usinagens apresentarem diferenças progressivas fica mais provável uma falha na configuração do interpretador (configuração de passo no eixo). Se as diferenças se mantiverem, fica mais provável folga no tracionamento do eixo.
Obs.: Espero não ter confundido ainda mais, Esta hora "o" neurônio manco já não funciona tão bem, hehehe
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Mas relendo com mais calma a mensagem do menino Alex, atentei para o seguinte: "Vejamos, estou com a segunda 3ax que esta dando extamente mesmo problema em máquinas diferentes porém no mesmo PC..."
E em outro PC, chegaste a testar? Entendo "máquinas diferentes" como routers CNC diferentes, drivers 3AX diferentes, mas será possível que o "PC" seja o ponto problemático? Chegou a testar com outro cabo paralelo? Chegou a medir as ligações do(s) cabos utilizados e impedâncias?
...
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Caro Hippie! Me diga .. essa cabeleira aí??!! heheh
Vc esta indo no ponto meu caro!! Fiqeui até mais animado agora pois li muitos e muitos posts sobre o assunto com pessoas com o mesmo problema com o mesmo driver e nenhuma solução pois o pessoal dava umas dicas ignorando o fato de não haver folga na máquina. Quando eu digo não haver folga na máquina ok, isso é mentira pois não existe folga zero né! O que se passa é que a minha saudosa primeira máquina que foi indevidamente vendida por um desgraçado que .. deixa pra lá... bom, voltando.. ela era a folga em pessoa ou melhor dizendo em máquina. Ela ao longo de 3 anos de uso apresentava folgas absurdas mas os trabalhos apresentavam uma diferença de apenas 0,2mm fossem lá o tamanho que fosse o trabalho. Então eu apenas fazia meus desenhos com um offset de 0,4 ou 0,6 a menos e dava um ultimo passo bem lento tirando apenas a casquinha jogando essa diferença. Até acostumei com os lados e pontos das mesas e fazia meus desenhos tudo de acordo hehe... Se o problema dessa aqui fosse assim era fácil de resolver, mas é isso aí e vou escrever de letras grandes pois costumo escrever muito, assim fica fácil encontrar os pontos cruciais dos meus textos Eu fiz um teste desse que vc disse.. eu fiz VARIOS QUADRADOS de 40mm a 400mm e SIM, os ERROS SÃO PROPORCIONAIS! Conforme mencionou o nosso amigo acima eu tentei inserir alguns números quebrados no STEP per Unite, mas se em um quadrado de 40x40 fica perfeito em um de 200x200 fica uma diferença de 0,8mm e é sempre assim MUDA AQUI, ALTERA LÁ.
SOBRE OUTRO PC.. estou vendo isso agora Peguei meu velho PC 486 que eu usava com o TBCNC e os drivers da HOBBYCNC que queimou um dos eixos.. então estou apenas com dois drivers, mas vou dar um jeito de fazer funcionar nem que eu coloque uma caneta na máquina. Esse PC com esse drivers funcionou até o fim sem dar pau. Eu comprei outro kit da Hobby cnc, mas dois dos drivers vieram com defeito e eu levei 2 meses para conseguir um contato com o Célio e a negociação para a solução do problema foi conturbada. Se eu não tivesse a minha segurança com eles afetada por esse caso eu apenas usaria HOBBYCNC. Depois disso eu comprei um kit da Smile e usei por 1 ano e foi muito bem com EMC2, mas meus clientes querem os trabalhos prontos para Mach, comprei a licença e estou aprendendo a lidar com ele. Ah sim . Não comprei outra Smile ainda pois eu justamente estou tentando encontrar drivers bons e barato. Segunda feira recebi um TB6560 e vou ver como eu instalo ele tbm para fazer testes.. Onde eu estava mesmo?? Ah sim.. Os ERROS SÃO PROPORCIONAL ao tamanho do trabalho então tbm acho que se fosse folga da máquina seria quase igual sempre. Como faço para descobrir um padrão.. mas mesmo colocando um valor quebrado proximo ao correto, depois de um teste em tamanho maior da erros do mesmo jeito
Bom vamos lá em algumas informações que não passei
PC com as configurações devidas. O mesmo PC para desenhos com boa placa de video, memória, etc. MACH2 (neste pc por hora) Motores Akiama 15kfg de 4A Driver CNC 3AX com os trimpots devidamente em 0,4vdc Software de desenho e criação dos G-codes - ASPIRE (original licenciado)
Eu não sei fazer essas medições nas placas e como disse o Hippie eu sou mais a parte de software e um tanto de mecânica, mas eletrônica eu costumo pagar para vir pronto.. e eu conforme o vendedor dessa placa anunciou .. eram prontas para usar de acordo com as configurações passadas., mas ...
Não estou acompanhando muito, mas pelo que vc diz me parece erro de configuração do Passo por mm, no Mach3 ?
Alias o Velho Hippie já mencionou isto, só te pergunto: Como vc calculou o passo do fuso ?
Já experimentou calcular em função de uma distancia maior ... tipo, de 100 voltas no motor e meça o deslocamento, faça os cálculos e configure ?
Registrado
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente. Abraços! Reinaldo Cavalheri
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Não estou acompanhando muito, mas pelo que vc diz me parece erro de configuração do Passo por mm, no Mach3 ?
Alias o Velho Hippie já mencionou isto, só te pergunto: Como vc calculou o passo do fuso ?
Já experimentou calcular em função de uma distancia maior ... tipo, de 100 voltas no motor e meça o deslocamento, faça os cálculos e configure ?
Olá.. o cálculo do fuso segue a regra.. passo 4 = half = 100 Lí num dos tantos tópicos esse claculo de fazer um risco no eixo do motor e em sua carcaça e contar 10 voltas e ver o deslocamento, se o deslocamento for X faz-se uma conta do qual a explicação desse calculo não me ficou clara. De qualquer forma eu não fiz isso pois se eu faço um 40x40 e ajsto para "exemplo" 99.96 e então fica justo e depois quando eu faço um 200x200 e fica fora acada vez mais se aumentar e cada vez menos se diminuir e se ajusta em 200x200 100.45 e os mesmos erros começam novamente de acordo com o aumento ou diminuição da medida do trabalho tbm não adiantará em nada fazer esse tipo de comparação. Pelo menos é o que eu imagino.
A cabeleira me acompanha desde jovem, ou seja há quase "zezentos" anos, hehehehe
Bem, eu acho que ainda não entendi muito bem a situação... PELAMORDEDEUS use mais pontos e virgulas nas suas longas frases! ?_47
Pelo que tu comentou, já dá pra eliminar algumas causas prováveis. Se os testes apresentam estas diferenças progressivas, então podemos descartar (por enquanto) folga na máquina. Não creio, também, que a CNC3AX seja a causa, pois se está corretamente ajustada nos trimpots e não há falha ou perda de comunicação no cabo... Resta mesmo a correta configuração no Mach 2. Infelizmente eu não conheço este software e como se configura o passo do fuso no mesmo. Eu ainda utilizo o bom e velho TCNC nos meus trabalhos.
Acho que o menino Gilli podería nos socorrer neste ponto, pois acredito que ele conhece com mais profundidade como este interpretador funciona. Está por aí menino???
Não sei se ajuda, mas no meu caso, para configurar o eixo Y (por exemplo) que tem passo de 5mm: Como uso a CNC3AX em meio passo, então tenho 400 deslocamentos para que o motor perfaça uma volta completa. Então faço o cálculo assim => 5mm / 400 = 0.0125mm. Ou seja, para cada deslocamento do motor (step) o eixo Y se desloca 0.0125mm.
Bem, realmente não sei se consegui clarear ou cafundir ainda mais, hehehe... Mas a intenção é tentar ajudar,
Tente postar algumas imagens como printscreen das configurações, fotos da máquina e se possível algum video dela usinando, pois talvez possamos identificar algum ponto critico, ok?
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Olá menino Alex
A cabeleira me acompanha desde jovem, ou seja há quase "zezentos" anos, hehehehe
Bem, eu acho que ainda não entendi muito bem a situação... PELAMORDEDEUS use mais pontos e virgulas nas suas longas frases! ?_47
Pelo que tu comentou, já dá pra eliminar algumas causas prováveis. Se os testes apresentam estas diferenças progressivas, então podemos descartar (por enquanto) folga na máquina. Não creio, também, que a CNC3AX seja a causa, pois se está corretamente ajustada nos trimpots e não há falha ou perda de comunicação no cabo... Resta mesmo a correta configuração no Mach 2. Infelizmente eu não conheço este software e como se configura o passo do fuso no mesmo. Eu ainda utilizo o bom e velho TCNC nos meus trabalhos.
Acho que o menino Gilli podería nos socorrer neste ponto, pois acredito que ele conhece com mais profundidade como este interpretador funciona. Está por aí menino???
Não sei se ajuda, mas no meu caso, para configurar o eixo Y (por exemplo) que tem passo de 5mm: Como uso a CNC3AX em meio passo, então tenho 400 deslocamentos para que o motor perfaça uma volta completa. Então faço o cálculo assim => 5mm / 400 = 0.0125mm. Ou seja, para cada deslocamento do motor (step) o eixo Y se desloca 0.0125mm.
Bem, realmente não sei se consegui clarear ou cafundir ainda mais, hehehe... Mas a intenção é tentar ajudar,
Tente postar algumas imagens como printscreen das configurações, fotos da máquina e se possível algum video dela usinando, pois talvez possamos identificar algum ponto critico, ok?
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Ahhh massa.. Seu sobre nome é o mesmo do cara que eu comprei as duas placas. Então.. eu tbm tenho os cabelos pelas costas .. por isso eu brinquei .. não leve a mau hehe
Vamos lá.. Nesse momento eu estou mudando aqui para o Turbocnc que eu tbm pra falar a verdade me simpatizo mais pela sua simplicidade e faz o quye tem de fazer sem frescuras, mas meus clientes.. todos, usam o ####### Machchato3. (esse chato pode ser lido como profissional tbm hehe)
Não vou descartar a dica anterior do Mac_RC. Mesmo eu achando que não é vai lá saber.. não tenho tanta experiência com setagem quanto ele e não posso ser um teimoso como uma mula.
O meu calculo dos fusos estão iguais aos teus e o valor final é 100.
Veja se não estou comendo broa: Fusos TR20 passo 4 placa em meio passo 4 / 400 = 0.01 1 / 0.01 = 100
ENtão configurei o mach para Step por Unite : 100 Vel : 25 Acc : 30
Já mudei tudo isso e de todo jeito, pois li que aceleração e velocidade podem influenciar, mas não notei diferença nas medidas.
Vou providenciar os G-Codes dos meus testes, fotos da máquina em detalhe e os vídeos dos testes até o fim de tarde ok
Esquenta não, não levei a mal,que isto... Sei que tu também é da turma do long hair, hehehe... Aliás, aproveito para citar que sou um grande admirador dos teus trabalhos e sempre que posso assisto alguns dos videos que tu disponibiliza no YT.
Bem, voltando ao caso... Dei uma pesquisada rápida aqui e em um tópico antigo (idos de 2009) os meninos Gilli e Jorge (CNCNow) comentam sobre ajustar a Largura de Pulso no Mach, mas não sei se tem esta configuração no 2. Chegaste a verificar isto?
Pois, ao meu ver, o cálculo para o número de passos por unidade está correto (400/4=100). Se o fuso realmente tem passo 4mm, então a falha não está na configuração do software... Resta verificar possiveis falhas na cominucação PC -> Driver e Driver -> Motores...
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
PS.: Ah, lembrei que no Mach tem também um ajuste para correção de folga (algo assim), por acaso isto não está ativado???
« Última modificação: 29/08/12 - 12:07 por Velho Hippie »