Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Bem galera,vai aqui minha sugestão, pode ser que não seja a ideal de muitos feras aqui, mas para quem não domina a arte de fazer um sensor, pois aqui muita gente fala, mas o pulo do gato ninguem passa. quando estive em curitiba vi um sistema legal, mas quando foi mostrar como éra feito, O mesmo tinha tanta nomenclatura para se fazer no programa, que precissaria DE UM TUTORIAL POR ESCRITO, pois, comecei a olhar e no meio do caminho já tinha esquecido a metade do que tinha dito. E o tutorial , ninguem da. mas quero aqui dizer ,que isso é um direito de todos ,querer dar ou não um tutorial Digo que isso é minha opinião, e posso estar errado, mas até que me provem o contrario , não achei nada pratico para quem tem pouco conhecimento. segue um video onde eu descrevo o meu sistema , pois aqui esta dando certo, mas digo que a precisão não é quanto fazer um sensor , mas se fizer direitinho, chega bem perto. abraço ricardo Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Boa Tarde Jose ricardo
gostei muito deste tópico tbm passo pelo mesma dificuldades de nossos companheiros...
Eu uso mach 3 v. r2 .... eu um pouco diferente a tela... das será que da pra fazer a mesma coisa que vc fez pra zerar o eixo Z
De uma olhada neste tópico, acredito que sua duvida esteja la. pois falamos disso tambem Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login abraço e boa SORTE, qualquer coisa grite ricardo
Olá a todos; Creio que está havendo uma certa confusão aqui. Uma coisa é o Zero máquina....outra coisa é o Zero ferramenta. Muitas vezes dá para fazer com que o zero máquina seja o zero ferramenta; mas somente em casos que o sistema conte com uma precisão muito boa e o ferramental esteja todo ele dimensionado e medido por subsistemas de preseter das ferramentas ( como o mestre Fabio mostrou). Pois bem; entendendo e conseguindo visualizar que o zero ferramenta é diferente do zero máquina creio que várias maneiras há para em casos de quebra de uma ferramenta o operador conseguir colocar a ferramenta nova no mesmo ponto zero da que quebrou. Mas para e facilitar creio eu que uma simples chave microshwuit ( acho que a escrita não é esta) ligada a um led dá para resolver bem o problema: é só presetar a ferramenta num bloco elevadiço até que o led acenda e aí zerar a ferramenta, fazendo isto antes de iniciar o trabalho; pois quando houver a necessidade de trocar a ferramenta o bloco elevadiço estará na altura correta para regular a nova ferramenta. Acho que ficou meio confuso, mas dentro de alguns dias irei postar um vídeo pois pretendo fazer um preseter simples usando esta idéia e quem sabe os experts consigam fazer com que ao acender o led se mande um pulso para zerar o eixo Z. abraços a todos e é assim mesmo, no meio de uma multidão de ideias, exposição de dificuldades e tropeços que iremos encontar as soluções. Creocad
segue um video onde eu descrevo o meu sistema , pois aqui esta dando certo, mas digo que a precisão não é quanto fazer um sensor , mas se fizer direitinho, chega bem perto.
José Ricardo Olá, quero lhe agradecer a dica do Jog Step, muito útil, um forte abraço Paulo.
Quando é madeira eu uso o ouvido pra zerar o Z , arcaido e nada confiável, quando a fresa toca material rola uma vibração que causa um ruído diferente. Depois ando com a ferramenta pra dar uma conferida no zoiometro e pau na mula. Não da muito certo em mdf e em madeira verde. kkkkkkkkkkkk
Marcio Ladeira Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Eu uso um sistema bem parecido com o do CRBR, como sempre uso o zero máquina no centro da peça então risco na peça os posicionamentos para X e Y. Posto uma foto como exemplo de um caso, nesta usinagem utilizo 2 ferramentas (desbaste grosso e acabamento). Como o centro da peça já está desbastado ao trocar para a ferramenta 2, então faço o zeramento do Z em um canto. Antes de iniciar o trabalho com a ferramenta 1 faço uma leve marca sobre a peça. Ao passar para a 2, só confirmo nas marcas de X e Y se o alinhamento está ok e com um papel fino baixo a ferramenta sobre a marca (que um parceiro chama de "cagueta") até sentir uma leve pressão no papel, então zero o Z no programa. Subo o Z ao safe e mando o X e Y para zero. E pronto para continuar...
As marcas de zero do X e Y também são úteis no caso de perda de passo, pois se ocorrer e der para salvar o trabalho basta zerar o eixo novamente por elas.
Espero que tenha ficado "entendível" e que tenha utilidade para alguém,
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Olá meninos
Eu uso um sistema bem parecido com o do CRBR, como sempre uso o zero máquina no centro da peça então risco na peça os posicionamentos para X e Y. Posto uma foto como exemplo de um caso, nesta usinagem utilizo 2 ferramentas (desbaste grosso e acabamento). Como o centro da peça já está desbastado ao trocar para a ferramenta 2, então faço o zeramento do Z em um canto. Antes de iniciar o trabalho com a ferramenta 1 faço uma leve marca sobre a peça. Ao passar para a 2, só confirmo nas marcas de X e Y se o alinhamento está ok e com um papel fino baixo a ferramenta sobre a marca (que um parceiro chama de "cagueta") até sentir uma leve pressão no papel, então zero o Z no programa. Subo o Z ao safe e mando o X e Y para zero. E pronto para continuar...
As marcas de zero do X e Y também são úteis no caso de perda de passo, pois se ocorrer e der para salvar o trabalho basta zerar o eixo novamente por elas.
Espero que tenha ficado "entendível" e que tenha utilidade para alguém,
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Amigo Helton o que vem a ser essa "marmota" da foto, até virei o monitor de cabeça para baixo para ver se entendia más não consegui! abrc
Marcio Ladeira Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Amigo Helton o que vem a ser essa "marmota" da foto, até virei o monitor de cabeça para baixo para ver se entendia más não consegui! abrc
O velho Hippie está me copiando ... sei não, mas acho que devo processar ?!?!?! ...
(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente. Abraços! Reinaldo Cavalheri
Puxa vida... Por isto que não dá pra ficar mostrando as obras antes da finalização,
Principalmente quando os colegas não entendem nada de arte,
Menino Mac, qualquer entendedor de artes plásticas percebe que a tua obra é Expressionismo Macperuibano... Enquanto a minha segue o Velhohippismo moderno!!!
Mais uma gafe destas, serei obrigado a fazer biquinho, onde já se viu tamanha falha ao interpretar um trabalho destes?
Olá Solov, segue um link de um site que demonstra com todos os detalhes, inclusive com os comandos já escritos para se fazer uma sonda de zeramento. Site muito bom e com várias dicas. Espero que te ajude. Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Abraço. Juliano.