Mac sanduiche fiz 3 tacômetros aqui em casa e cada um com suas divercificações, 1º - o do José Pino acrescentei mais uma led de 7 seguimentos no final para não ficar x10 e uso o Hex do tacômetro de 99.999 Rpm, não achei lá muita coisa não , pois varia muito o Rpm, o 2º veio de um site Japones funciona até que bem mas tem um incoveniente de ter um cristal com uma frequência muito quebrada e difícil de achar, mandar cortar cristal nem pensar sai muito caro, cristal com regulagem de frequência é mosca branca do zóio azul , então recorrí a um primo meu que está trabalhando no japão para me mandar o esquema do 3º , este funciona legal e com display de lcd de 16x2 caractéres, a vantágem deste último é que posso colocar qualquer receptor, ou seja, sensor hall, infrared, laser, entre outros mas a minha dúvida é que sesor colocar já que na minha Cnc eu uso tanto a tupia como a Dremmel e colocar um disco de encoder neles fica inviável, tem alguma idéia do que posso fazer???
Basta ser um sensor optico com o emissor ao lado do receptor, ele indentifica cor clara da escura (absorcivo e refletivo)Como vai Viumau ?