A primeira coisa para ser ajudado é informar qual é o passo das roscas dos teus fusos.a de 5/16 pode ser 18 ou 24 por polegadas e a M10 pode ser 1mm., 1,25mm. 0u 1,50mm.Sem essas informações qualquer ajuda será "Chutometro"Edson
Edsom vc já me ajudou em outro forum não sei se vc lenbra mas obrigado desde já Bom a barra de 5/16 tem 18 fios por polegada e eu medi a M10 deu 17 fios por polegada Mas não sei se estou asertando faser os calculos uso EMC2 linux Grato Ralf Martins
Nas configurações de nossas CNC's, O DIÂMETRO dos fusos não merece nenhuma importância. pode ser desprezado completamente.O importante é o Passo do fuso, que poderá ser em milímetro ou em polegadas que são os mais usuais. De posse desses dados temos que encontrar quantos milímetros o eixo deslocará para cada volta (giro) do fuso. Se 18 giros do fuso ele desloca 25.4 mm. (25.4mm. é a medida de 1 polegada) em 1 (um) giro quantos milímetros será deslocado. A resposta é um simples cálculo de regrinha de "treis".18 ->25.41 -> X25.4 * 1/18 = 1,4111111111111111 ou 1,411111Já os fusos em milímetros a resposta é dada diretamente pela especificação do fuso, que é tantos passos.Apos resolver esses grandes enigmas da natureza, temos que descobrir, agora quantos passos o motor tem que dar para girar o fuso o suficiente para deslocar 1 (UM) milímetro.Sabento que o motor a cada giro pode dar 200 ou 400 ou 800....etc. passos é só calcular também com um regrinha de "treis".Tomando o primeiro exemplo em polegadas, e sabendo, também por exemplo, que o motor está configurado a 400 passos (1/2 passos) teremos:400 passos -> 1,411111 mm. x passos -> 1 mm.400* 1/1,411111 = 283,4 passos do motor para 1 mm.KBÔ.Agora, devo confessar que de EMC eu não entendo nada, mas acho que os exemplos acima devem servir, embora eu use especificamento o Mach3 que acho bem melhor.mas: "é só minha opinião"AbraçoEdsonP.S. Confiram os cálculos acima, pois na pressa posso ter cometido algum equivoco.
A primeira coisa para ser ajudado é informar qual é o passo das roscas dos teus fusos.a de 5/16 pode ser 18 ou 24 por polegadas e a M10 pode ser 1mm., 1,25mm. 0u 1,50mm.Sem essas informações qualquer ajuda será "Chutometro"
Nesse caso de mediçao como o Edson falou, aconcelho a medir 10, 20 ou 30 cristas para ter uma ideia melhor.abraço
Para treinamento poderá usar uma régua em milímetros. medindo 10 fios e depois 20 fios e depois ainda 30 fios talvez consiga chegar a um valor correto.Poste fotos de cada medida.Edson
Pessoal é um seguinte como não tenho paquimetro e minha regua e trena não são em MM então eu fiz o seguinte como a barra M10 tem 3 medidas Ralf R Martins