Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Olá, sou novo no fórum e não sei utilizar a procura direito, ou não sei o que procurar, mas creio que serve este tópico. Saimom, começar se apresentando aqui => Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login ![]() Clube CNC BrasilSaimon...
Pouca gente questiona sobre o processo de criação de um puzzle, geralmente só há interesse mesmo é no resultado final. Já abri e participei de diversos tópicos em outras paragens sobre o processo, inclusive num deles seria desenvolvido um projeto do início ao fim com a postagem dos planos no final, logo percebi que o real interesse da grande maioria (e digo isso generalizando pois havia sim uns poucos e reais interessados) era apenas nos arquivos que seriam disponibilizados... "seriam" pois obviamente em função disso dei por encerrada a discussão. Já fiz inclusive um vídeo com o processo de criação do início ao fim e postei no Youtube (o youtube ferrou o video... depois de um tempo deu tilt e entrou em loop). O processo envolvido como disse já foi discutido várias vezes (procure também em outros fóruns nacionais e internacionais que vc vai encontrar, já não sei mais onde estão) e não é nenhum segredo de estado, sempre que pude respondi e sanei todas as dúvidas de quem de fato tinha interesse em absorver esse conhecimento e ao que me parece é o seu caso. Percebo que é comum o pensamento de que os detentores do conhecimento em qualquer campo são portadores de algo secreto a eles dado num momento de sorte por alguma entidade sobrenatural... e que não tem nada a ver o fato de que por trás há alguém que lê e estuda e pratica muito mais do que aqueles que não foram agraciados. Enquanto uns esperam um toque divino, outros trocam o controle da TV pelo Mouse, é assim que sempre será. Deixemos os devaneios e vamos aos fatos... o processo é na verdade o seguinte: Passo 01 - Modelagem do objeto Aqui vc usa o software que melhor domina, pode ser feito em qualquer aplicativo CAD ou 3D, eu tenho maior conhecimento em em Sketchup e Silo, alguns amigos que também criam seus próprios projetos usam outras ferramentas como Solidworks e até mesmo Corel. Passo 02 - Planificação Nesse passo é necessário desmontar o modelo e "planificá-lo" dispondo todas as peças com as faces orientadas na mesma direção. Passo 3 - Exportação vetorial. Dependendo do software que for usar não é necessário "redesenhar" em vetores peça-por-peça isso seria uma tremenda perda de tempo sem falar no trabalho que daria. Normalmente é possivel exportar o desenho planificado já em algum formato vetorial como dxf, eps, pdf etc. Passo 4 – Nesting Também não é pratico organizar as peças durante o processo de planificação de forma ordenada numa área quadrada ou retangular, já que o Nesting faz isso de forma automática muito mais rápido e melhor que vc. Sobre a espessura eu particularmente prefiro fazer sempre com encaixes exatos no 3D, a folga dos encaixes varia muito conforme o acabamento etc, então se necessário acho melhor editar os vetores com offset. Se pretende se focar no desenvolvimento de projetos além de modelagem 3D vc precisa ter conhecimentos sobre CNC e softwares CAM. Bah! revendo vi que escrevi um livro.... ![]() Abs. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Além de artista e professor vai virar escritor ![]() ![]() Clube CNC Brasil
|