Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilBom dia ,a sua ideia e muito boa ,funciona sim com correia dentadas e fica muito silencioso ,mais nao pode usar o motor direto na correia,vc tem que fazer no minimo duas reduções de coroa e pinhao
assim o motor trabalha mais leve e mais preciso dando voltas ,no lugar de toquinos que compromete a perfeição do corte e fica tremido Clube CNC BrasilOutra dúvida que me surgiu: posso ligar dois motores em paralelo numa única saída da placa, ou seja, queria colocar um motor de cada lado do eixo X.
Clube CNC Brasilinfelizmente nao tenho o mesmo conhecimento dos nossos amigos aqui do fórum ,mais pelo que sei ,você deve usar um eixo tipo cardam ,
pois usando 2 motores vai encarecer o seu projeto, vai aumentar a amperagem da corrente elétrica forçando o driver ,ai ele pode queimar vc teria que achar os 2 motores com o mesmo números de voltas nas bobinas ,(MUITO DIFÍCIL, PORQUE UM IA DAR 1 VOLTA ,E O OUTRO PODERÁ DAR 1 VOLTA E 1/2., AI JÁ FEDEU COM TUDO) ![]() Clube CNC BrasilEu já vi alguns projetos na net, poucos, com 2 motores no eixo Y, eu não posso afirmar, mas julgo que deve encomodar muito, o sincronismo tem que ser precisamente zerado, o Pai Marcão até abriu este tópico a uns meses atras, e ele decidiu mesmo com cremalheira, fazer uma adapatação no centro da mesa, para dividir a gravidade, mas eu já vi muitas máquina de grandes empresas como VETOR CNC com o uso de cremalheira no eixo Y e eles usam um motor de um lado apenas, e são máquinas excelentes, acho que se trata de um dimensionamento correto, talvez um motor mais potente, mas eu particularmente não arriscaria trabalhar com 2 motores, se alguém do clube já fez, seria legal que postasse as melhorias e ganhos.
Clube CNC Brasileu uso 2 motores no eixo X e Y
lembrando que ambos motores são identicos, ele suportam 4Ah, e a placa é Apoena, suporta 7Ah para alimentar 2 motores preciso mandar o dobro de corrente, no meu caso cada motor trabalha com 3,5Ah elas trabalham bem em conjunto. só o problema é que qualquer erro na movimentação dos eixo, 1 motor pode parar, aí atraveza toda a máquina.. rsrsr o ideal é ligar os motores no mesmo eixo.. no teu caso, eu deixaria a correia fixa (um em cada ponta) e colocaria 1 barra que atraveze toda a mesa, e em cada ponta da barra coloca a engrenagem e motores. só acho válido usar dessa maneira em máquina onde são muito largas, Clube CNC BrasilClube CNC Brasil
|