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0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC Brasilbom meus amigos, eu desisti da complexidade daquele que eu tava etntando projetar, resolvi montar a versão II que tem na net, funcionou tudo certinho só que o resistor R4 apesar ser de 10W aquece bastante ainda, tem mais uma versão III que vou montar pra fazer uns testes
apelei pela simplicidade e parei de complicar : ![]() Clube CNC BrasilGrande Ednei,
Finalmente saiu!!! Gostei do esquema da bosch! Agora se minha caixinha queimar posso fazer outra. Onde vc conseguiu o esquema? Esse esquema tem ser usado com o distribuidor próprio de ignição eletrônica. Agora sobre o esquema Versão II. Infelizmente o R4 vai esquentar mesmo pois esse transistor precisa de muita corrente na base para funcionar direito. Pelos meus cálculos ele teria que ser de 20 W. ![]() Uma opção seria trocar o BU508A por um TIP122 que tem um ganho muito maior. Se não errei nas contas R4 = 560 Ω e R3=10 kΩ deve funcionar. Um abraço Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Grande Ednei, olha ai que grande dica! montei e funcionou certinho na bancada, vamos aos testes no carro e notei tudo de estranho, primeiro puz a mão na caixinha e levei um choque, motivo, o bu508a tava com o isolamento ruim e tava emcostando na caixinha, resolvido isso em casa novamente e refiz todas as soldas e notei que se deixar o consensador ligado a faisca é mais forte que con ele desligado, vou tentar montar a versãoIII pra fazer outros testes... haaa, o esquema achei na net mesmo, mas as caixinhas que tenho achado aqui são do modelo M1 e não N1 como no esquema e tbm ali não mostra o tipo do transistor na saida... fotos da minha montagem... Clube CNC Brasilestive lendo um pouco e vi que a voltagem de trabalho do tip122 é de 100v contra os 400v do bu508a e 430v do irgb14c40l... vamos ler e ler e ler e fazer testes testes e mais testes, portanto estudar o assunto novamente...
Clube CNC BrasilEdnei,
Mas estamos trabalhando com uma tensão de no máximo 15V certo!? Por segurança poderíamos adicionar um diodos em anti-paralelo com a bobina para evitar tensão reversa induzida. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Ednei, se olharmos pelo lado da alimentação está certo, poderia explicar como é feito diodos em anti paralelo? Clube CNC Brasiltem um motivo que não poderemos usar os tip122, a amperagem suportada é baixa, precisamos de no minimo de 10A a 15A pelo menos pois a bobina normal para platinados se não me engano consome 8A...
quero lembrar que esta que montei já está instalada na Brasilia e até agora funcionou perfeitamente! Clube CNC BrasilEdnei,
Pior que eu tinha visto isso ontem, eu digitei TIP122 mas era para ter sido TIP142, que suporta 10A contra 8A do BU508A. Anti-paralelo Diodo ligando no catodo do positivo da bobina e anodo no negativo. Em time ganhando não se mexe. De qualquer forma parabéns! A montagem ficou muito bonita! Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Ednei, vc tem que ver agora que organizei melhor os fios na placa, ficou melhor ainda, se podemos aperfeiçoar algo que já está funcionando bem por que não o fazer? ainda mais que a tecnologioa de hj está muito superior de que uns anos atraz, assim que montar a versão III já coloco fotos aqui... Clube CNC BrasilOlá,desculpem se eu falar alguma bobagem,mas esses transistores não irão aguentar o tranco da ignição,na caixa da Bosch,se não me engano tem os furos de um transistor de encapsulamento metalico...ja desmontei esse povo aí e tinha um MJ2955 dentro,casca metalica de 15A...da uma tentada nesse bixo aí e depois conta pra gente....
Abraços Mauro Clube CNC BrasilPravato,
Toda ajuda é bem vinda. MJ2955? Porque ele é PNP e geralmente as ignições chaveiam o negativo. Realmente ele suporta mais corrente, mas ainda tem um ganho baixo e também vai precisar de bastante corrente no gate para trabalhar bem. Nesse meio tempo andei buscando informações a respeito dos mosfets que no meu ponto de vista parecem ser uma opção melhor do que os transistores. Os mosfets não precisam de muita corrente no gate e conseguem chavear correntes bem altas. O IRFZ44N é fácil de achar, custa R$ 2,20 e trabalha com até 49A. Separei 3 bobinas e espero que elas estejam funcionando. Uma resfriada a óleo Atel, uma KW-12 da bosch e uma bobina importada Accel 140001 (45 kV ![]() Vou procurar algum IRF aqui em casa e fazer alguns testes. Se eu não postar resposta é pq tomei choque, fiquei puto e joguei tudo fora! rs... Clube CNC Brasilbobima KW é para sistema de ignição eletronica mais atual do fusca, bobina de gol mi tem algumas que trabalham com entrada de 8v e tem que ser usado resistor de lastro na entrada, to gostando da ajuda pessoal!
![]() Clube CNC BrasilOs testes foram feitos usando um circuito simples montado com um 555 em modo astável.
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Registre-se ou faca Login R1 = 1k, R2 = 8k (trimpot) e C = 1uF A frequência de testes ficou em aproximadamente 80 Hz. O Mosfet utilizado foi o IRF640 que pode trabalhar com até 18A. O IRFZ44N deve esquentar menos devido seu baixo RDS(on) = 0.0175Ω contra RDS(on) = 0.150Ω do IRF640. A temperatura não passou dos 70º (estimada com a bobina Accel) e trabalhou mais frio com as demais. Segue abaixo vídeos dos testes (Celular, não esperem muito além de carregar rápido devido o tamanho dos arquivos). Clube CNC BrasilClube CNC Brasil |