Eu tb tenho esse problema. A forma que tenho de melhorar isso é colocando alguns ímãs para prender a chapa, mas sempre nas laterais pra não correr o risco da caneta bater nos imãs.
Esse dispositivo que criou, está também forçando o “ X “ para cima, provavelmente irá ter problemas futuramente. Sobre o empenamento do MDF realmente é o que acontece, eu costumo colocar a lâmina dos dois lados para neutralizar esse empeno, mas tem que fazer esse processo na sequencia, não espere muito tempo.
Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Eu tb tenho esse problema. A forma que tenho de melhorar isso é colocando alguns ímãs para prender a chapa, mas sempre nas laterais pra não correr o risco da caneta bater nos imãs.
Bom dia Mário! Pensei em usar imãs de neodímio, mas eu teria que adaptar a minha técnica de produção para uma mesa colmeia (hoje uso uma mesa com agulhas de alumínio feita sob medida).
Esse dispositivo que criou, está também forçando o “ X “ para cima, provavelmente irá ter problemas futuramente. Sobre o empenamento do MDF realmente é o que acontece, eu costumo colocar a lâmina dos dois lados para neutralizar esse empeno, mas tem que fazer esse processo na sequencia, não espere muito tempo.
Muito obrigado pela dica! Vou fazer alguns testes com lâminas de metal, se der certo vou projetar uma grade e posto fotos aqui.
Bom dia Mário! Pensei em usar imãs de neodímio, mas eu teria que adaptar a minha técnica de produção para uma mesa colmeia (hoje uso uma mesa com agulhas de alumínio feita sob medida).
Renato, você já testou cortar a chapa com a "barriga" para baixo, pois assim ficaria só as extremidades levantadas, e então fixar as extremidades na mesa. Outra coisa que me passou pela cabeça (não pesquisei, então posso estar equivocado)....será que existe mesa de vácuo para laser? Seria uma solução.
"Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o tamanho da minha ignorância." Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Renato, você já testou cortar a chapa com a "barriga" para baixo, pois assim ficaria só as extremidades levantadas, e então fixar as extremidades na mesa. Outra coisa que me passou pela cabeça (não pesquisei, então posso estar equivocado)....será que existe mesa de vácuo para laser? Seria uma solução.
EU FAÇO ISSO TAMBEM Coloco a barriga para baixo, e assim apenas as laterais ficam para cima, ai coloco tiras de ferro pesadas e pronto , fica perfeito mdf de 3mm é fogo na roupa para empenar
Achei esquisito o comprimento do foco. Se for lente de 2" vc vai ter uns 1,5 mm de comprimento sem alterar o spotsize e comsequentemente perder densidade de potencia....qto maior o foco...maior a tolerancia. Mas pq colocar material empenado na maq ? Ainda mais mdf q tem um custo tao irrisorio. Tenta desempenar a chapa antes, ou colocar pesos em areas onde nao vai rolar corte.
Empena chapas de 18mm laminadas... Imaginem a de 3 mm crua!!!
Mas resolvo facilmente... Viro a chapa deixando a barriga pra cima... Dependendo do calor e umidade, em 5 minutos ela enverga pro outro lado...
Com o tempo pega-se o jeito é se consegue chapas bem planas...
Sobre a inicial do tópico, parece-me que o amigo cola uma lâmina de madeira no Mdf e, em alguns pontos, a lâmina estufa... Nesse caso, acho que se deve auxiliar a colagem com uma prensa... Que pode ser improvisada... Placas de compensado naval grosso, pedaços de carpete e latas cheias de concreto resolvem...