Clube CNC Brasil | |||
Vc sabe me informar onde acho essa info (tensão no gate) no datasheet? O resistor do FET depende do ci não é? No meu caso uso o sn7409, portanto 1k5 para ter 10mA. Estou certo? obrigado e um abraço Clube CNC BrasilKaoalex,
Metendo o bedelho ... ![]() Com o sn7409 voce pode usar 470R nos resistores de gate ... Tensão de Gate do IRF540 Gate to Source Voltage . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .VGS ±20 Este valor é o maximo permitido, com 10 volts ja é suficiente para satura-lo ... Existem Fets que saturam com nivel logico 5 vcc e geralmente são especificados com a letra "L" no lugar do "F", tipo : IRLxxx Clube CNC BrasilEu tenho o IRFZ pois infelizmente compraram errado para mim.
Eu já botei 12V no gate com resistor de 1K e não tive melhoras. Malditos motores!!! Clube CNC BrasilKaoalex,
O fato de voce colocar 12 volts nos gates, não vai mudar em em nada a sua performance, pois isto é apenas p/ evitar que os FEts trabalhem na area linear e consequentemente venham a queimar ... o que melhoraria o seu desempenho, seria aumentar a tensão de alimentação do motor ... mas antes de sair aumentando a esmo, observe os limites de seus FETs ... ?! Clube CNC BrasilMac_RC,
Para eu testar se ele está trabalhando na região linear é só mediar a tensão no dreno do Fet? A tensão deve ser no máximo 0,7V(silício) menor que a tensão de entrada. Estou certo? Clube CNC BrasilKaoalex,
O problema é o tempo que ele passa na região linear ... quanto menor, menor sera o aquecimento e consequentemente a vida util do infeliz ... rsrsrs Mas os IRFxxx não saturam com 5vcc, precisa de 10vcc no minimo ... Sua medição depende do tipo de FET, mas é por ai mesmo ... ! Clube CNC BrasilRessuscitando o tópico só para prestar satisfações.
Os motores estavam bons! A fontes que eu usei não prestavam. O problema foi resolvido com uma fonte mais decente e 12V nos gates! 24VAC 10A + Capacitor 10.000 uF Fiquei mais pobre e feliz!! Até + Clube CNC BrasilValeu Kaoalex !
Veja pelo lado bom das coisas ... agora voce tem um brinquedinho novo p/ se divertir .... rsrsrss Clube CNC Brasil
|