A construção da máquina está devagar, quanto mais pressa parece que mais demora e como vendi a minha atual CNC tenho que apressar a usinagem das peças para entregar a máquina. Felizmente chegaram as peças que mandei tornear, carretéis para os cabos, eixos, roldanas, rolamentos, parafusos etc (fotos abaixo) Falta as correias e polias dentadas XL 15 e 20 dentes pequenas (encomendei na Dina), as polias dentadas grandes 60 e 90 dentes eu mesmo usino. As reduções serão duplas: motor 15 dentes > 60dentes intermediária 20 dentes > 90 dentes eixo = 18:1, então a resolução será: 119mm (perímetro do carretel onde vai o cabo) / 400 p-assos (meio passo) / 18 (redução) = 0.0166mm por meio passo. Os motores vão ser de 21 Kgf já encomendados e os drives vou usar os bipolares que desenvolvi baseado no L6203 e L207. Agora já posso usinar as laterais do pórtico sem medo de errar o distanciamento das roldanas, vou postando o progresso.
Queria agradecer pelo facto de voce estar a postar passo-a-passo a construçao da sua nova maquina , como já faz algum tempo referi num comentario em relaçao à sua antiga máquina, gostei muito do uso que voce fez com o cabo de aço , é realmente uma alternativa à complicaçao de ter maquinas acima de 1 metro de area que usando os fusos ou similares, ficam demasiado caras.
Sou mais um dos muitos que vao seguir atentamente o desenvolvimento da sua nova máquina , e quem sabe (vendo nas fotos) conseguir num futuro fazer uma similar à sua.
Haja saude e grande abraço de Portugal
Portuga
Zé Vilhena
« Última modificação: 24/01/12 - 21:38 por portuga »
John, se voce está se referindo ao curso pera o ajuste as roldanas se deslocam em diagonal, o curso real é de 10mm.
hoje usinei a placa básica do Y, para não correr o risco de perder material fiz primeiro em MDF e foi uma boa idéia porque do jeito que ficou o curso do Z ia ficar bastante limitado, e é fácil consertar o erro sem perder material. depois de usinar gabreúva cortar MDF parece o mesmo que cortar manteiga . também já comecei a fazer a redução do eixo X, faltam as correias e polias dentadas pequenas, o motor que está na foto é só para ilustração , ainda não chegaram os novos mas serão nema 23 de 21 Kgf.
« Última modificação: 28/01/12 - 12:14 por gimbabf »
Amigo Gimbabf. esta ficando fantastica a sua montagem. Grande amigo, me tira uma duvida, ( não sei se é pergunta ingenua,mas vamos la rsrsr) porque colocar redução se podemos colocar o motor de passo direto no eixo. O custo e o trabalho não é maior abração ricardo
« Última modificação: 28/01/12 - 14:28 por JOSE RICARDO »
acontece que usando cabo de aço, o passo do carretel onde vai o cabo é enorme, um fuso é nomal ter um passo de 5mm, o carretel que voce vê na extremidade do eixo tem um perímetro de 119mm esse é o "passo" do cabo , por isso vou usar uma redução de 18:1 na cnc em todos os eixos, essa máquina vai chegar fácil em 10m/min, se eu acoplace o motor direto no eixo então chegaria a 180m/min supondo que o motor teria potencia para isso , e a redução tem suas vantagens a principal delas é que a inércia fica muiiito diminuida, o que não acontece com os fusos quanto mais comprido e grosso o fuso maior a inércia. e esqueci de falar na resolução que ficaria gigantesca
« Última modificação: 28/01/12 - 17:47 por gimbabf »