Marcão, você usa alguma alimentação para os sensores? Ou liga diretamente os sensores nas entradas?Abraço.Juliano.
Olá, estou aqui novamente para dizer que na bancada funcionou tudo perfeitamente, mas na máquina não.Descobri que oque está acontecendo é que os fios que interligam os sensores são muito compridos, por isso que quando eu testava a continuidade estava ok, e acaba não funcionando corretamente.Gostaria de saber o que posso fazer para solucionar este problema?Usando o resistor pull-up solucionaria?Nunca utilizei estes resistores, mas vendo o esquema postado pelo colega João Henrique parece ser simples implementa-los.Se alguém tiver uma solução ou já tenha acontecido isto, e quiser ajudar, ficarei grato.Obrigado.Juliano
Tu acaba de descobrir qual a diferença entre aprendiz de eletrônica e eletrônico experiente ...
Não sei se tu já ouviste falar naquele ditado que diz... É errando que se aprende? Juliano.
eu tenho um amigo que afirma de pés juntos, que não precisa errar p/ se aprender, o que precisa é pensar antes de fazer ... será que ele está errado ?! ... Huh?
Fiquei 2 horas lendo todo este tópico e aprendi muito . só fiquei curioso se deu certo a instalação da plaquinha feita pelo mestre Mula Preta.
Eu demorei 2 (dois) dias para perceber que é muito melhor trabalhas sem essa parafernália toda.Retirei todo fim de curso e emergência e estou trabalhando muito, mas muito bem sem elas. Esse negócio de proteger a máquina contra "batidas" no fim de curso é pura fantasia para nós que construímos nossas máquinas com motores de baixo torque, força e principalmente VELOCIDADE. se a máquina perder passo e bater no fim do curso, coisa que é muito, mas muito difícil de acontecer, só perderá passo novamente e ou voltara para o centro da mesa ou ficará parada. Problema de batidas só acontecem com quem não presta atenção no que está fazendo ou em máquinas que perdem passos constantemente (Aí, é outro problema para se resolver).Talvez só volte a usar esses fins de curso quando tiver uma máquina com motores bemmmmm porretas.Edson