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Autor Tópico: Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE  (Lida 3541 vezes)

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Offline juniorzanferrari

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Boas Tardes, Novamente pedindo ajuda a vcs. Seguinte, uma das routers aqui do meu serviço está equipada com esse inversor, ele é original da maquina, o problema é que a maquina já sofreu tanta transformação e o inversor ficou configurado como era, pra maquina AXYZ, devia funcionar perfeitamente, eu não cheguei a conhecer essa maquina quando o era nova, já peguei a bagaceira, intão, eu quero configura-lo pra usar no MAch3, já tentei de tudo, inclusive num dos testes eu puxei 2 fios do rele da placa e fui ligando nos bornes do inversor até que funcionou, consigo ligar e desligar ele pelo mach3, M3 e M5, só que quando eu habilito o parâmetro para usar de modo remoto eu não consigo alterar o giro, nem manualmente no teclado dele e nem pelo mach3, tentei usar um potenciômetro, tbm não funcionou, deve ser algum parâmetro que está bloqueando o uso remoto. embora esteja funcionando o Stat/Stop, eu sei que tem algo de errado pois em um outro fórum um rapaz me disse pra ligar o rele nos bornes 7 e 10, só que não funciona, só funciona se eu ligar no 10 e o outo em algum 0v, bornes 1 ou 4, muiiito estranho, consegui um manual só que eu esbarro em dois probleminhas...eletrônica e inglês. vou por em anexo, se alguém se dispor a me ajudar sei muito grato.
essa uma tabela que eu fiz são os parâmetros como estão hj.
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Offline juniorzanferrari

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #1 Online: 03/09/13 - 19:28 »
Boa Noite pessoal.  alguem, por favor me ajude, qualquer informação ja me ajuda.  :ok: ;pacienc:
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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #1 Online: 03/09/13 - 19:28 »

Offline Guilherme Cassio

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #2 Online: 03/09/13 - 20:45 »
Já tinha visto seu post antes amigo, gostaria muito de poder lhe ajudar, mas esta fora do meu conhecimento.
Um abraço e boa sorte.

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #2 Online: 03/09/13 - 20:45 »

Online Mac_RC

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #3 Online: 03/09/13 - 21:35 »
Cadê o manual ?

Como estão ligados estes bornes ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #3 Online: 03/09/13 - 21:35 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #4 Online: 03/09/13 - 22:02 »
O borne 12 determina de onde vai vir o controle de velocidade ...
Se estiver em 0vcc (A1) vira do potenciômetro instalado nos bornes 1, 2 e 3.
Se estiver em 24vcc (A2) vira de um controlador externo que deverá enviar um sinal de 4 a 20mA no borne 5.

O borne 10 faz o motor girar p/ a direita e deveria acionar com o borne 14.
O borne 11 faz girar p/ a esquerda e também aciona com o borne 14.
O Borne 9 habilita o inversor e deve ser ligado ao borne 14 também, porem não sei se ligado habilita ou se desligado habilita?!?!

O Parâmetro "05" determina se o controle vai vir de A1.A2 (Descrito acima) ou do PAD no frontal do inversor ... então como está "05=A1.A2" então o controle está como descrevi no inicio desta msg. Se mudar este parâmetro p/ "05=PAd" o controle passa p/ o Pot. frontal.



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Abraços!
Reinaldo Cavalheri

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #4 Online: 03/09/13 - 22:02 »

Offline juniorzanferrari

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #5 Online: 04/09/13 - 07:24 »
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O borne 12 determina de onde vai vir o controle de velocidade ...
Se estiver em 0vcc (A1) vira do potenciômetro instalado nos bornes 1, 2 e 3.
Se estiver em 24vcc (A2) vira de um controlador externo que deverá enviar um sinal de 4 a 20mA no borne 5.
Bom Dia, obrigado por me ajudar, vamos lá, eu fiz a medição do borne 12 e esta em 24vcc, deve ser por isso que o potenciômetro não funciona ligando nos bornes 1, 2 e 3 que foi onde eu testei, o que seria esse controlador externo eu vc citou?

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O Borne 9 habilita o inversor e deve ser ligado ao borne 14 também, porem não sei se ligado habilita ou se desligado habilita?!?!
Essa ligação seria com um jumper?
« Última modificação: 04/09/13 - 08:11 por juniorzanferrari »
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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #5 Online: 04/09/13 - 07:24 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #6 Online: 04/09/13 - 08:18 »
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Bom Dia, obrigado por me ajudar, vamos lá, eu fiz a medição do borne 12 e esta em 24vcc, deve ser por isso que o potenciômetro não funciona ligando nos bornes 1, 2 e 3 que foi onde eu testei,

Se está com 24v então só controla externamente pelos 4 a 20mA ... e pela foto, de péssima qualidade, que tu postou, me parece que não tem nada ligado no borne 5, que é onde deveria entrar este sinal.

Posta uma foto do frontal com mais detalhes!

Citar
o que seria esse controlador externo eu vc citou?

Controlador externo pode ser qualquer coisa que te gere um sinal de 4 a 20mA, exemplo: Poderia vir do mach3, como? Pegando o sinal de pwm do mach3 e passando por um conversor pwm p/ 4 a 20mA ... Como programo isto? Não sei, talvez o Fabio Giliii saiba como programar o mach3 p/ te enviar este sinal de pwm.


Citar
Essa ligação seria com um jumper?

Pelo meu entendimento, vc deveria ligar o rele no borne 9.

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #6 Online: 04/09/13 - 08:18 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #7 Online: 04/09/13 - 08:20 »
Este arquivo que vc postou, comander.zip, só tem um desenho em dxf ... não tem manuel nenhum ?!?!?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
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Reinaldo Cavalheri

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #7 Online: 04/09/13 - 08:20 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #8 Online: 04/09/13 - 08:50 »
Mais uma coisa ...

Mede os sinais que tem nos bornes de 9 a 13 e depois posta aqui pra eu dar uma zoida.

Acho que entendi o porque seu inversor só libera quando joga 0vcc no borne 10.
« Última modificação: 04/09/13 - 08:51 por Mac_RC »
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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #8 Online: 04/09/13 - 08:50 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #9 Online: 04/09/13 - 10:16 »
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Este arquivo que vc postou, comander.zip, só tem um desenho em dxf ... não tem manuel nenhum ?!?!?
Não foi né,  ele passou dos 2000Kb permitido, te mandei por e-mail. mandei em  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #9 Online: 04/09/13 - 10:16 »

Offline juniorzanferrari

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #10 Online: 04/09/13 - 10:35 »
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Mais uma coisa ...

Mede os sinais que tem nos bornes de 9 a 13 e depois posta aqui pra eu dar uma zoida.

Acho que entendi o porque seu inversor só libera quando joga 0vcc no borne 10.

Fiz as medições.

Tem uma caixinha de alumínio fixada na lata da maquina eu eu não faço a menor ideia do que seja, ele liga no 4 e no 9 e em outras entradas abaixo, vou tirar fotos mais de perto e posto. tem algumas informações nala.

 há! e outra coisa, se eu a desconecto dos bornes ela aparece uma mensagem de erro no visorsinho e ele não funciona mais nada
« Última modificação: 04/09/13 - 10:37 por juniorzanferrari »
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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #10 Online: 04/09/13 - 10:35 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #11 Online: 04/09/13 - 10:49 »
Seu inversor está configurado p/ logica negativa por esta razão é que libera no borne 10 com o 0vcc, até ai no problens.

Para funcionar com o potenciômetro ligado nos bornes 1,2 e 3 vc precisa jumpear o borne 12 com o borne 4 e conectar o pot nos bornes 1, 2 e 3.

Faz isto e me diz o que aconteceu?
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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #11 Online: 04/09/13 - 10:49 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #12 Online: 04/09/13 - 10:53 »
Ai está o manual ...
« Última modificação: 04/09/13 - 10:56 por Mac_RC »
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« Resposta #12 Online: 04/09/13 - 10:53 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #13 Online: 04/09/13 - 12:26 »
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Seu inversor está configurado p/ logica negativa por esta razão é que libera no borne 10 com o 0vcc, até ai no problens.

Para funcionar com o potenciômetro ligado nos bornes 1,2 e 3 vc precisa jumpear o borne 12 com o borne 4 e conectar o pot nos bornes 1, 2 e 3.

Faz isto e me diz o que aconteceu?

Aconteceu nada,  fiz exatamente o que vc me explicou..

e essa caixinha de alumínio ligando 4 e 9, deve influenciar em alguma coisa, pq se eu tiro ela não funciona nada.

nesse pdf tbm tem informações sobre cada borne

Da uma olhada no manual mais ou menos entre as paginas 55 a 70, cita bastante esse negocio de logica.
« Última modificação: 04/09/13 - 12:41 por juniorzanferrari »
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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #13 Online: 04/09/13 - 12:26 »

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #14 Online: 04/09/13 - 14:50 »
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Aconteceu nada,  fiz exatamente o que vc me explicou..

Primeiro, tu é bem forgadu, né não? :brocoli:

Citar
e essa caixinha de alumínio ligando 4 e 9, deve influenciar em alguma coisa, pq se eu tiro ela não funciona nada.

Pois é né José, ela faz um jumper no enable do inversor e o que tem dentro deve ser cocô de pomba?!?! :brocoli:

Sabe o que significa enable? Não, então vai pesquisar no google que vc descobre.

Citar
nesse pdf tbm tem informações sobre cada borne

Poxa, que novidade, me parece o mesmo que vc mandou por e-mail, será que é?

Citar
Da uma olhada no manual mais ou menos entre as paginas 55 a 70, cita bastante esse negocio de logica.

Craro, com certeza !


Só uma pergunta: Vc ligou o borne 10 ao 0vcc para testar?
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Reinaldo Cavalheri

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Re:Ajuda com inversor Control Techniques Commander SE
« Resposta #14 Online: 04/09/13 - 14:50 »

 

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