na minha maquina eu fiz isso e o eixo desceu,
O meu flho, deixa eu explicar desde o inicio da coisa que ate entao meu mui amigo nunca tinha dito sobre isso, tempo atras uma empresa chamou ele para fazer uma manutenção em um cnc, e ele pediu para eu ajuda-lo, fui com ele na empresa e logo noto que o eixo Z esta apoiado sobre um toco.... ai pergunto por meu mui amigo, o fio... o que esse toco ta fazendo ai? Ele responde, é assim mesmo... quando o eixo Z esta totalmente alinhado e como essa maquina nao tem freio, ele desce.... e porque voce nunca disse isso para mim? Ele riu e eu fiquei puto fizemos a manutenção, e voltei para a oficina, e fui eu la tentar fazer o Z descer, como ja disse, nao tive muita paciencia... nesse tempo ele estava construindo uma maquina de 3.5m x 2.5 m para um empresa, e quando chegou a hora dele montar o Z, corri la, ele usou fuso 20 passo 5, castanha de 20 mm e patins no eixo Z, ajudei ele a montar e nao é que o Z desceu, tanto é que essa maquina que ele construiu é toda com servo motores e claro, ele precisou por um freio no servo....Mas como tentei fazer o Z descer afrouxando alguns parafuso e ele desceu, entao, creio eu que estando totalmente bem alinhado tudo, o Z vai descer....Marcao
me deixa eu perguntar uma coisa vc furou os eixos lineares para a fixação? e na região dos furos não coincide com as esferas do pilow block?