Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.  (Lida 21650 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Online: 11/07/15 - 20:28 »
  Boa noite pessoal estou projetando uma maquina cnc rauter para trabalhos com acrilico,ACM PVC expandido etc ( ainda não iniciei preciso aprender mais um poco e definir o projeto, sobre o que? e porque? onde? e como usar?). Contudo postarei aqui todo progresso desde-o inicio

 Entretanto estou  em duvida sobre a movimentação; quero construir uma maquina de baixo custo ou seja guias e patins iguais a esta do video 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


  Vou substituir a corrente por correias sincronisadora (Li dizer que tem inumeras vantagens em comparação com as correntes inclusive preço,confere pessoal?) mas quero no momento principalmente saber sobre a possibilidade deste sistema de 3 eixos apenas lembrando que a maquina sera 2x3 M e farei a estrutura bastante robusta.
 Só para concluir quero sanar esta duvida e definir 3 ou 4 motor pois sei que se for necessário 4 dais vou ter que voltar lá atrais pois ate aqui estou lendo  lendo vendo videos lendo e vendo videos e lendo (Obviamente não o bastante) mas estou lendo.... Porem meu foco esta mesmo somente nos 3 eixos pois vi que 4 eixos é mais complicado! E eu quero terminar a maquina rapido e com cabelo de preferencia. :irrit: obrigado a todos e se alguem Poder me dar uma luz ficarei imensamente agradecido...
« Última modificação: 11/07/15 - 21:28 por Marcao »
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Online: 11/07/15 - 20:28 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #1 Online: 12/07/15 - 07:26 »
Marcio, bom dia!

Você esta na pior parte do projeto, as definicoes. Já passei por isso e entendo. Mas posso te tranquilizar em um aspecto,4 motores não eh nenhum bicho de 7 cabeças, pois eh só inverter os fios, para que um rode em sentido contrario e colocar no march 3 como slave , pronto. O custo sobe consideravelmente. A maquina do vídeo eh para plasma , conclusão não faz nenhuma forca , isso você devera ter em mente. Construi uma de 1,20 x 0,8 m para aprender e valeu . Agora posso replicar em qualquer tamanho. Usei motores de 60kgf e cremalheira , tenho forca e precisão. Faca uma redução de 6 e 9 vezes , a precisão fica por conta do march3 nos ajustes dos eixos.  Outra excelente opção e a maquina do Marcao. Não sei os seus recursos para a fabricação, mas foque na rigidez da maquina sem colocar peso em excesso nos carros, pois a inercia eh nossa inimiga , imagina sempre sua maquina vindo a 2000mm por minuto e tendo que freiar para fazer um ângulo de 90 graus e usinando o tempo todo.
Caso queira posso lhe ajudar na configuração do march3 , apanhei bastante e seria menos um problema para você.

Abraços
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #1 Online: 12/07/15 - 07:26 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #2 Online: 12/07/15 - 11:38 »
Bom Dia Velhinho56

Caraca seus motores sao de 60 kgf nem tem no ml quanto custa hoje um desses são nervosos não são?estou pensando neste que faço mencionados abaixo mas aceito sugestões? se for gratis porque vc sabe grana curta o pais não esta nada bem a crise economica... :Bla:

 Enfim obrigado mais uma vez por sua sabia e esclarecedora resposta, estou claro aceitando sua ajuda com   ?_4 (Configuração do mec3 Ok) tambem vou,apoiado nesta palavra dita por velhinho56: 'Mas posso te tranquilizar em um aspecto,4 motores não eh nenhum bicho de 7 cabeças'; ter como definido a utilização de 4 Motores só não faço idéia ainda de qual sendo assim ( Definindo 4 motores ou trez? Re: _Quatro ok).

 Agora quanto a inércia? Tu dizes sobre o portico? o peso dele? se sim pensando num 'Motor Passo Nema 23, 30kgf, Eixo Duplo' atenderia minha necessidade? sendo que a maquina tem 2x3m! se sim, tu saberia calcular o peso maximo adequado que deveria ter o portico? ( lembrando que os eixos seram com tubo macisso 7,8 ou quadrado como novideo o que proporcionar menos atrito! e os patins farei com rolamentos de skate,isso nao esta definido 100%,alguma sugestão igualmente barata para esta questao em particular?rerere. Ta dificil igual vc falou esta parte é complicada mesmo  mas serei razoavel uma vez definido irei em frente! Quanto a maquina do Marcao eu passei o domingo passado inteiro lendo o topico dele fui dormir 01:30 da manha nossa ficou incrivel parabens para ele viu ficou massa!!! ?_18

Sendo assim o pessoal que ler isso aqui e quise dar pitacos ( Pitaco: giria local que aprendi aqui no clube) esteja a vontade se quiserem postar videos fotos qualquer coisa que ajude nestas questões eu agradecerei e estarei sempre contribuindo com o que for possivel muito obrigado.

Eu
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #2 Online: 12/07/15 - 11:38 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #3 Online: 12/07/15 - 12:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

pensando num 'Motor Passo Nema 23, 30kgf, Eixo Duplo' atenderia minha necessidade? sendo que a maquina tem 2x3m!

Eu

só um palpite deveria colocar no minimo motor NEMA: 34
no eixo Z NEMA: 23
se a tua maquina tem esta medida mesmo 2000x3000mm,
 outra coisa em mecanica trabalhamos com as medidas em milímetros deve acostumar.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #3 Online: 12/07/15 - 12:06 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #4 Online: 12/07/15 - 12:25 »
 Oi violar registrei: nema 23 34kg minimo para Z definido; obrigado, mas e quanto ao eixo x e y nema23 30kg seria o bastante
'mm vou lembrar'

obrigado Violar obrigado por opinar,opine mais quero aprender mais por favor obrigadu
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #4 Online: 12/07/15 - 12:25 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #5 Online: 12/07/15 - 12:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi violar registrei: nema 23 34kg minimo para Z definido; obrigado, mas e quanto ao eixo x e y nema23 30kg seria o bastante
'mm vou lembrar'

obrigado Violar obrigado por opinar,opine mais quero aprender mais por favor obrigadu

no eixo X e Y eu pessoalmente colocaria o NEMA: 34
Torque: 52,00 kgf.cm este tambem é o motor que vou usar na minha, pra mim são duas partes que agregam bastante peso e se for fraco pode causar perda de passo.isto é minha opinião  :anjo:

o nema23 30kg não sei se vai da conta do recado no X e Y kkkk

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #5 Online: 12/07/15 - 12:38 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #6 Online: 12/07/15 - 13:18 »
Vc esta querendo economizar no lugar errado, se quer trabalhar com acm, pvc e acrilico para que vc quer uma maquina maior que 1500x2500? De que adianta economizar no motor e na movimentacao e jogar dinheiro fora no tamanho da maquina, se quer economizar mais faça o que já é testado e vai funcionar, motores no minimo 60kgf, pinhão e cremalheira, patins e guias trapezoidais, estrutura em aço pesada, 3 eixos e quatro motores (2 no y), vc vai ter uma maquina que vai fazer o q vc deseja tranquilamente e aem dor de cabeça.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #6 Online: 12/07/15 - 13:18 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #7 Online: 12/07/15 - 17:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
no eixo X e Y eu pessoalmente colocaria o NEMA: 34
Torque: 52,00 kgf.cm este tambem é o motor que vou usar na minha, pra mim são duas partes que agregam bastante peso e se for fraco pode causar perda de passo.isto é minha opinião  :anjo:

o nema23 30kg não sei se vai da conta do recado no X e Y kkkk
No meu ponto de vista o eixo que mais precisa de torque é o Z....  o Y e o X trabalham na transversal mas o Z trabalha na vertical e além do peso do Spindle e do restante, ainda tem que vencer a força da gravidade.
Já apanhei muito com este eixo Z e pode apostar... se colocar motor fraquinho nele vai te dar problema.. se tiver 3 motores e um deles for o mais forte, não hesite.. Coloque-o no Eixo Z...

Nos outros eixos pode até arriscar um mais fraco.. mas no Z não arrisque não... ele, apesar de pequeno e discreto, é o que dá mais problemas na questão perda de passo se o motor for sub-dimensionado...
Abração...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #7 Online: 12/07/15 - 17:38 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #8 Online: 12/07/15 - 20:50 »
Oi Marcio,

Aproveite 100% as dicas do Ghutoz  a do Edu e dos outros colegas também, prepare uns R$20.000,00 e pronto , comece com a Mecânica, a Eletrônica é a parte mais fácil. coloque força e dinheiro que não tem erro rsrsrsrrsrsrs.....
A configuração do March3 eu te passo quando voce precisar.
Procure  no Fórum a minha maquina, informo algumas dicas.

Boa sorte.


"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #8 Online: 12/07/15 - 20:50 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #9 Online: 12/07/15 - 21:32 »
fiz um desenho no corel converti em jpg o que acham faz sentido?o portico eu vou perfurar a barra para diminuir peso e assim a inércia fiz um desenho disso tambem vou postar em seguida
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #9 Online: 12/07/15 - 21:32 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #10 Online: 12/07/15 - 21:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi Marcio,

Aproveite 100% as dicas do Ghutoz  a do Edu e dos outros colegas também, prepare uns R$20.000,00 e pronto , comece com a Mecânica, a Eletrônica é a parte mais fácil. coloque força e dinheiro que não tem erro rsrsrsrrsrsrs.....
A configuração do March3 eu te passo quando voce precisar.
Procure  no Fórum a minha maquina, informo algumas dicas.

Boa sorte.

Ei que que a velhinho rsrsrsr

Gostei da sua palavras rsrsrssr vc me tranquiliza onde eu mais temo ele ele eletron eletronica nossa aquele monte de fio quero so ver conto contigo ein vc vai ver esta mecanica eu monto rapidinho

abraços vou procurar sua maquina
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #10 Online: 12/07/15 - 21:39 »

Offline MAF_BH

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 287
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • DEUS E FIEL
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #11 Online: 12/07/15 - 22:12 »
também estou nessa
tenho uma router de 1000x620x60 e quero construir uma dessa
estamos juntos nessa
Marcio

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #11 Online: 12/07/15 - 22:12 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #12 Online: 12/07/15 - 23:13 »
edu lopes  obrigado pela dica não hesitarei, no entanto quero os 4 motores iguais vai depender dos preços tenho uma viagem para sao paulo talves eu de uma passada na S. Efigênia.

E valeu Marcio F vamos nessa a ideia é progredir sempre mas sempre em boa compania não é mesmo?

Aqui esta o desenho do portico a estrutura sera bem pesada e alinhamento darei o maximo de atenção a isso
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #12 Online: 12/07/15 - 23:13 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #13 Online: 14/07/15 - 19:27 »
Marcio,

Gostaria lhe alertar sobre alguns detalhes que aumentam a rigidez da sua maquina e são de graça.

 1 - afaste o máximo possível os patins e guias trapezoidais, nunca encoste os Patins. ( esqueça rolamentos de Skate, você vai chorar de raiva no final ) 
 2 - a espessura das placas que você vai usinar ou cortar não vão ultrapassar 30mm , então cuide para a maquina ficar baixa, a sua esta muito alta com o suporte do spindle muito baixo em relação ao eixo "X". ( Contradiz com o item 1, e assim mesmo.)
 3 - o curso do Z devera  ter um curso de no minino 300mm em relação a mesa  , para poder entrar por exemplo uma broca de 12mm .
 4 - Pense que o Spindle se move dentro do seu suporte então voce tem uma infinidade de ajustes.
 5 - Dentro do possível, olhando o eixo "Y" na horizontal, a fresa deverá ficar no centro dos Patins de apoio do eixo "X", isso equilibra as forcas de corte nos 2 sentidos e diminui a flexão do conjunto. ( vista não mostrada por voce)

Espero ter ajudado

abraços.

armando

"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #13 Online: 14/07/15 - 19:27 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #14 Online: 15/07/15 - 00:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Marcio,

Gostaria lhe alertar sobre alguns detalhes que aumentam a rigidez da sua maquina e são de graça.

 1 - afaste o máximo possível os patins e guias trapezoidais, nunca encoste os Patins. ( esqueça rolamentos de Skate, você vai chorar de raiva no final ) 
 2 - a espessura das placas que você vai usinar ou cortar não vão ultrapassar 30mm , então cuide para a maquina ficar baixa, a sua esta muito alta com o suporte do spindle muito baixo em relação ao eixo "X". ( Contradiz com o item 1, e assim mesmo.)
 3 - o curso do Z devera  ter um curso de no minino 300mm em relação a mesa  , para poder entrar por exemplo uma broca de 12mm .
 4 - Pense que o Spindle se move dentro do seu suporte então voce tem uma infinidade de ajustes.
 5 - Dentro do possível, olhando o eixo "Y" na horizontal, a fresa deverá ficar no centro dos Patins de apoio do eixo "X", isso equilibra as forcas de corte nos 2 sentidos e diminui a flexão do conjunto. ( vista não mostrada por voce)

Espero ter ajudado

abraços.

armando


oi velhinho 1 - este afastamento que tu disse seria da base do portico a parte que prende nos patins? se for estou fazendo bem longe mesmo com 450 mm 200 para um lado e 150 pro outro para compensar a area de usinagem e o fim do curso

2 - altura, vou rever isso,estou postando um novo desenho da maquina com mesa de sacrificio e um pouco mais baixa mas ainda sem medidas especificas,

e vou postar outro desenho com esta visao da fresa relacionada ao eixo x! e qual o espaço que se deve ter do centro dos Patins de apoio do eixo "X até a mesa de sacrificio? e a altura da fresa nivelada com o patins do x vc diz com o eixo levantado naturalmente? é neste momento que ele deve ter minimo de 300mm de curso até a mesa?

vc diz que eu tenho que esquecer o rolamento skate posso na sua opiniao pensar em eixo retificado com pilow block este sistema é eficas? qual vc suger?


Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Primeira CNC do Marcio Gaspar 3000x2000x250.
« Resposta #14 Online: 15/07/15 - 00:11 »

 

SiteLock