Achei no shopping um cooler de computador à água... só tinha a parte que fica sobre o processador.. de cobre e pesadão...ficou um bom tempopor aqui sem uso... agora, com esta questão de refrigerar este spindle.. rssssssssss... Num tive dúvidas... peguei um cooler comum, destes que tem ventiladorzinho também com base de cobre, passei pasta términa, colei o watter cooler, e agora a água vem do spindle, passa por esta gambiarra, sai friinha do outro lado e vai pro reservatório.. . Temperatura num tem passado de 29ºC.
estou achando que meu spindle deva estar um pouco entupido por dentro, pois a vazão de agua diminuiu bastanteestou querendo fazer uma limpeza por dentro dos tubinhosentão minha perguntana minha laser eu limpo tudo com agua e cloro, e deixo correr por 4 horas e fica limpinhosera que posso fazer isso no spindle, ou vcs trem uma dica melhorabraçoricardo
A respeito dos rolamentosja fazem 7 meses e eles estão bem obrigado estão durando mais que os que comprei por mais de 250,00 cada viva os 20,00 abraço
Então tái.. nunca usar aditivo de radiador.. eles foram feitos pra trabalhar quente... se esfria, eles coagulam e entope tudo...
então minha perguntana minha laser eu limpo tudo com agua e cloro, e deixo correr por 4 horas e fica limpinhosera que posso fazer isso no spindle, ou vcs trem uma dica melhorabraçoricardo
Muito bom saber que estes rolamentos "comuns" dão conta do recado...Quanto á Aditivos de Radiadores nunca mais uso e não recomendo...Tenho um galão com 30 litros e enchi com água deionizada (26 litros de água e 4 de aditivo, daqueles azuis) e entupiu tudo.. até as mangueiras ficaram com uma capa de resíduo interno que deu trabalho pra sair.. até hoje ainda sai umas melecas azuis de vez em quando de dentro do spindle..Entupiu de num passar mais água mesmo.. quase queimei o spindle por causa distoBomba estou usando, desde o início, destas de bombear gasolina...No início usei bombas comuns e todas deram defeito. Só que nesta época estava com o aditivo. Então num sei se foi ele que entupiu tudo e deu problema na bomba ou se elas num prestavam mesmo.Depois troquei, coloquei uma de carros Flex, destas que trabalham com gasolina e álcool.. nunca mais queimou, nem a bomba nem entupiu mais nada.. .desde que joguei tudo fora e enchi com água de torneira..Quer dizer num entupiu até o dia que eu tive a disinfiliz idéia de colocar gelo junto com a água pra refrigerar o motor, que estava começando a esquentar demais.. (tenho um termômetro que marca a temperatura da água que retorna)....Neste dia, coloquei o gelo junto com a água e dez minutos depois tudo entupiu.. entupiu de num fluir mais água nenhuma...Notei que na hora que a água diminuiu a temperatura começaram a se formar crostas de um produto azul, restos do Aditivo que ainda estavam nos canos... eles se coagularam e eu tive que jogar tudo fora de novo, colocar água quente no tambor e deixar fluir por alguns minutos.. daí saiu mais uma crosta que estava impregnada internamente nas mangueiras e depois disto num entupiu mais.. mesmo baixando a temperatura da água...Então tái.. nunca usar aditivo de radiador.. eles foram feitos pra trabalhar quente... se esfria, eles coaguam e entope tudo...Abçs
estou sempre dando uma soprada com o compressorquando usei este aditivo, isto é coloquei junto com a agua, ficou uma melecada só resolvi limpar e deixar somente com aguaa pouco tempo coloquei cloro e deixei por 3 horas a bomba ligada e ficou uma belezalimpou todinho não sei se é certo mas resolveudepois deixei com agua limpa por mais uma horaabraço
se alguem souber de outra idéia, sou todo ouvido abraço