Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Outra questão é quanto ao cabo principal ou geral. Este fio não é o neutro e sim o terra, ele deve ser aproveitado sim ! Voce deve liga-lo a carcaça do trafo, chassis e todas as partes metalicas de seu gabinete, no terra do PC e tambem na parte metalica da maquina ... Serve para evitar choques e tambem evita muitos problemas com ruidos ... mas de nada vai adiantar se seu predio não tiver aterramento disponivel na tomada .... Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login
Tem chaves como esta que possuem três posições (uma desliga no meio) mas acho que esta tem somente duas ... liga de um lado e desliga do outro, porem p/ qualquer posição que voce vire, ela sempre desliga dois contatos e liga dois ... Clube CNC BrasilImagine uma gangorra ... o centro da gangorra é o terminal central, o lado que esta p/ baixo é o ternimal N/F e o lado que esta para cima é o terminal N/A ...
É isto que tem dentro desta chave, porem são duas gangorras isoladas ... ok ? Clube CNC BrasilF2S
¡Creo que sí!
Vamos em frente, irei providenciar como falei algumas pecinhas . . . ![]() Clube CNC BrasilSerrão,
Só complementando: Gangorras isoladas eletricamente, mas mecanicamente possuem o mesmo eixo, quando uma vai p/ um lado a outra vai junto ... rs Clube CNC BrasilSobre o preço do rele, lembrei-me que o Raranda comprou um ... talves ele possa lhe dar uma ideia de preço ...
![]() Clube CNC BrasilF2S
Então o Raranda já está convocado! . . . Hehehe!
Mas vou verificar. Clube CNC BrasilSerrão,
Vou responder aqui, porque em MP não da para enviar fotos ... Mas a chave CH2 não é uma chave de 3 posições e sim uma chave de 2 posições : Chave (ou interruptor) com 2 contatos reversiveis (2 polos) e 2 posições . O fato de ter 6 terminais não implica em ligar 6 fios ... voce pode ligar de 2 a 6 fios, depende do seu uso ... alias voce pode usar uma chave destas p/ CH1 tambem ... Obs: Se a chave tiver 3 posições não serve, então peça e verifique se a chave tem somente duas posições (ON/ OFF) Qualquer duvida da um grito ! ... eheheee Abração Cavalheri Clube CNC BrasilF2S
Reinaldo,
Estou captando as suas informações, " oh! sábio gurú" . . . bem atual, hein! . . . hehehe. Eu estou diante de dois esquemas elétricos, o geral e outro que você postou simplificando e/ou destacando as ligações do rele. Eu sabia que tinha visto uma chave seletora, e aqui está ela no esquema geral, e serve para selecionar 3 tensões ( chave de 3 posições e não 2 como cheguei a mensionar). O " segredo" para descarregar os capacitores da fonte dos motores está nessa chave 2? Clube CNC BrasilSerrão,
Não ha segredos p/ descarregar o capacitor ! O circuito que descarrega os capacitores é formado pela chave "CH2-B", pelo contato do rele "RL1-B" e pelo resistor "R1". Esta chave seletora "SEL2" é opcional ... se voce não vai ficar alterando a tensão dos motores, o que é o normal, não precisara dela ... basta ligar o fio direto no trafo e na tensão que voce vai usar p/ alimentar os motores, exemplo : Liga direto no 50VCA, se tudo estiver Ok, passe depois p/ 58VCA e assim deixe eternamente em berços esplêndidos ... eheheeee Clube CNC BrasilF2S
Cavalheri,
É o que pretendo mesmo, não vou colocar chave seletora de tensão, nem na entrada assim como também não para os motores. Estou lendo sobre unidades de comando e sinalização. E vejo botões de comando, botões de emergência, chaves comutadoras e sinaleiros. Li sobre blocos de contatos independentes NA ou NF, que podem ser montados até 8 de uma vez, e " acho" que começo a entender. No caso então de uma dessas opções por exemplo, botão de comando ou chave comutadora, posso adotar qualquer uma das duas para a CH2, só que neste caso montada com um bloco de contato NA e um bloco de contato NF. É isto? Ou seja, este botão ou chave montado com dois blocos de contato ( um NA e outro NF), uma vez acionado um contato ficará aberto e o outro fechado, não acionado vice-versa, o primeiro passará a fechado e o segundo a aberto. Confirme ou corrija por favor! Eu gostei das chaves, mas tenho a impressão que o botão é mais seguro, a chave ao que parece pode ocorrer ser acionada com facilidade, com um esbarrão, e o botão não. O que você acha? Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Clube CNC BrasilF2S
Apenas aproveitando,
Existem modelos de botões e chaves com iluminação nas tensões 12 e 24v ( direta), 110 e 220v com trafo, que eu gostaria de entender como funcionam e ainda não li a respeito. No caso da chave geral por exemplo, poderia ser dispensado a lâmpada piloto e ser substituida por um botão ou chave já iluminado. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Cavalheri, Serrão, Esta tudo certo exceto por um detalhe : Botões quando apertados abrem os contatos NF e fecham os contatos NA, porem ao solta-los (tirar o dedão de cima) eles voltam a fechar o NF e abrir o NA ... OK ? Agora as chaves voce gira p/ um lado e la ela fica, só voltando a posição original se voce gira-la para o outro lado. A operação elétrica dos dois é indentica, mas um permanece na posição e o outro retorna através de mola ! Resumo: Utilize botões onde pede botões e chaves onde pedem chaves ... Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Apenas aproveitando, Sim, pode ser substituído! Existem botões de tudo que é tipo, modelo, material e etc ... mas não tenho como lhe dizer como todos eles funcionam a menos que voce estipule um em especial ... Botões com lâmpadas também ha diversos modelos, tipos, tensões e etc ... mas saber como as lampâdas acendem só vendo o botão em questão ... ha botões com lâmpadas neom em paralelo com o contato, elas acendem com a própria tensão que passa pelo contato portanto não precisam receber outra alimentação ... mas ha botões que voce precisa alimentar esta lâmpada p/ que ela acenda ... só vendo p/ te dizer ?!!?! Clube CNC Brasil |