Clube CNC Brasil | |||
Prezado Ricardo,
RJ Capital. Moro no Andarai e trabalho em vila isabel.... vou verificar meu perfil. O sr. acha conveniente trocarmos sempre as informacoes em msg publica ? acho que assim fica como fonte de consulta futura para outras pessoas. o software chines que veio com a minha chama-se vectordraw; ja vi que a fabricante faliu em 2011 e nao ha qq tipo de suporte para ele; o dito é muito, muito ruim, realmente é uma provação utiliza-lo para algo mais que simplesmente "dar saida" no arquivo. Realmente por total desidia, eu nunca abri o arquiv ".nc" que ele gera para ver que tipo de Gcode o bichinho gera e tentar acabar com o inferno que é usa-lo. ja conversei inumeras vezes com o suporte da foison na china (observando o fuso horario, acordava as 4h para pegar o final de turno deles) mas o objetivo deles é mesmo vender... suporte é algo que o chines (pelo menos da foison) não tem a menor vontade de dar (ou pelo menos nao é o foco da empresa deles). como o tempo em horario comercial é muito escasso... a coisa vai ficando para lá e as cobranças em casa para o lazer tbm, os projetos vao se arrastando por anos (e principalmente a busca por soluções). ******************************** Tenho que explicar para o sr. que minhas maquinas cnc ficavam em uma LOJA de RUA; que apesar de ter alvará de funcionamento, ficava sempre de portas arriadas e eu so ia até a loja qdo precisava operar as bichinhas. Fiz um isolamento acustico muito bom e NUNCA tive problemas com SOM (no forum GDM a alguns anos, postei as tabelas e conclusoes sobre o isolamento - ja que procuro NUNCA incomodar os vizinhos; comprei um decibilimetro e fiz dezenas de testes chegando a conclusao sobre que forro usar) MAS com relacao ao CHEIRO, a coisa pegava; conclusao..... SO CORTAVA ACRILICO na laser; nunca nada diferente, por causa do cheiro; e procurava acrilicos com menos cheiro no corte possivel (neste ponto o acrilico da DACRIL é campeao). fiz inclusive um filtro de carvao ativado que funcionou de forma bem razoavel (podemos abordar isso no futuro), mas so cortava acrilico mesmo. Essa situação mudou, pq consegui centralizar toda a operacao em um galpaozinho em vila isabel; e aonde a principio nao terei problemas com cheiro; bom, explicado, passo às questoes que ao longo dos anos, aprendi e as que ainda me assombram. 1) o tempo de produção é muito, muito lento e sofrivel... não vi como usar esta maquina para produção em serie - que era meu objetivo - com a intensao de produzir peças tecnicas; quais resultados o sr. conseguiu em termos de velocidade de corte X espessura de material ?! o meu canhao é de 80 w. o melhor que consigo, para acrilico 2.4 ou até 3 mm é velocidade (informada pelo sofware) de 13 mm/s em 1 passe e 75% de potencia do laser. existem algumas configuracoes que aprendi sao a velocidade de DISPARO do tubo, mas nao consegui nada muito conclusivo sobre isso. 2) areas que cortaram e areas que nao cortam ao longo de toda a mesa: talvez isso se deva ao alinhamento nao muito bom dos espelhos e da lente... perco muito tempo sempre que acho que tenho que alinhar os espelhos/lente. depois vamos colocando mais coisas. grato. Carlos Clube CNC BrasilSobre as mensagens.
o correto mesmo é colocarmos aqui para todos , somente em alguns casos, podemos usar MPs ou mesmo e-mails quando for casos particulares ou mesmo proibidos no forum. sobre o programa, o meu aqui é da foisom mesmo, pois assim que esta o cd de instalação. não é um dos melhores, mas tambem não posso reclamar. sómemte uso para cortar, pois o restante faço no corel. sobre a maquina, realmente vc esta perdendo dinheiro, pois uma maquina de 80 wats de canhão, teria que estar cortando no minimo 30mm/s. sobre não cortar em alguns pontos, com certeza sua maquina esta desalinhada e isso causa tambem a baixa velocidade. a maquina laser tem que estar toda alinhadinha , e isso requer tempo e calma. tenho um tópico aqui que fala sobre alinhamento da laser e acho que vai ser muito util para vc. Vc falou que o fabricante do sofware faliu, mas quem vendeu a MAQUINA? ![]() tentei por varias vezes entrar em contato com a FOYSOM, mas eles sempre me mandavam falar com o representante aqui no brasil, pois foram eles que me venderam a maquina e na época éram os unicos representantes. por isso minha pergunta de quem te vendeu A minha maquina aqui tem um tubo de 70 wats, e eu corto mdf de 3mm com velocidade entre 21 a 23 mms e mdf de 9mm com velocidade de 09mm/s abração ricardo Clube CNC Brasilcoralsign
Prezado Ricardo,
a minha maquina foi importada por um importador; nao foi comprada com o revendedor deles, que era e acredito ainda ser a AVISOBR lá em sp. Eu nao enchi o saco deles, pq eles afinal, nao teriam nada haver com o problema. O importador tbm é um cara muito legal e realmente esta tinha sido a primeira que ele importou (hoje ele vende outras marcas). O problema, acho, é a minha personalidade mesmo; procuro normalmente eu mesmo resolver os problemas e acabo arcando com os custos disto. a comunicacao com a Foison sempre foi via Email e MSN. bem, em 30 mm /s nao tem nem jeito de cortar.. quando muito marcar, mesmo pq ficaria muito falhado. Eu desconfio, que o programa dela, o tal do vectordraw, nao informa muito bem estas questoes de configuração. acredito tbm que o que o programa informa como sendo 30 mm/s estaria acima da capacidade dos motores e conjunto de transferencia de movimento, causando deslizamentos e perda completa de precisao; acho que vou com um cronometro fazer uma tabela de referencia para verificar se o que o software informa como sendo a velocidade que ele manda a maquina trabalhar é realmente a que se consegue. vou depois postar uns printscreens da tela de configs do programa. vi seu video sobre o alinhamento e estou pensando sobre a verificação do paralelismo entre a mesa e o eixo X feito com o nivel. Acredito que a maquina tem rigidez suficiente para nao estar empenada, mas vou verificar isso sim. sobre o alinhamento dos espelhos, eu costumo cortar um circulo com um eixo gravado (transparente) e fixa-lo nos espelhos para verificar o alinamento e ter 4 quadrantes para regular os parafusos. sobre o tubo, assim que ela chegou em 6 meses deu algum galho e o importador trocou o tubo, desde entao, ele esta funcionando da mesma forma... a quase 4 anos (nunca passando de 80% de potencia). e SEMPRE cortanto acrilico. vou começar a me aventurar com mdf fino e outras coisas, mas vou remontar o filtro de carvao ativado e colocar uma area de escape para o teto do galpão (vou fazer os testes e calculos de vazão / pressão) para montar uma tubulação. abs. Carlos Clube CNC BrasilSobre os motores, não acredito que uma maquina fabricada para um tubo de 80 wats não tenha condições para cortar com 30mm/s.
acredito que os pareametros estão errados e tambem problema de alinhamento a minha aqui éra com tubo de 60 wats , mas eu que coloquei um tubo de 70 eu gravo aqui no sistema de corte com velocidade de 40 a 50 mm/s coloque aqui fotos de sua maquina e o modelo ![]() abraço ![]() ![]() ![]() ricardo Clube CNC Brasilcoralsign
Prezado Ricardo,
pelo que vi das fotos da sua, a minha é praticamente a mesma maquina.A diferença talvez seja no controlado DSP e o fato de eu usar o software que veio com ela. Vc tem o manual da sua ?! em ingles mal escrito (Escrito por chineses) ? eu "acho" que o pessoal da AVISOBR (Assumindo que a sua foi comprada com eles, por eles serem os distribuidores) deve ter feito um outro manual em portugues. eu tenho o manual em arquivo DOC do word. pelo que li dos seus posts, vc envia o arquivo diretamente para ela ? pq nao vi vc falando sobre o controlador e afins. abs Carlos Clube CNC BrasilEu tenho o manual em ingles e tambem um traduzido, mas este não é completo, pois eles pegaram apenas umas partes.
Eu faço tudo no corel e depois mando para a maquina via REDE. e la eu abro o arquivo, coloco a medida certas e corto a maquina foi comprada na AVISO. abraço Clube CNC Brasilcoralsign
Prezado Ricardo,
a sua maquina tem o controlador externo ? eu nunca consegui, como na minha cnc que tem um controlador DSP parecido, por exemplo durante o corte aumentar a potencia e ou diminuir a velocidade de corte, como posso fazer facilmente com a minha router; vc sabe se o seu controlador aceita ?! isso seria uma mao na roda. hoje, mais tarde, posto fotos da maquina. abs Carlos Clube CNC BrasilClube CNC Brasilcoralsign
Prezado Ricardo,
desculpe a demora em responder e continuar o assunto, mas estou com muitas pendencias para resolver por aqui..... bom, a minha maquina funciona com um software que gera um arquivo .dat (que nao é um arquivo texto); eu tenho que emular a maquina em uma pendrive, salvar o arquivo para dentro dela e depois ler e executar o corte (o controlador quebrou e foi trocado, mas o fornecedor so tinha o dito com idioma em chines... e ninguem conseguiu trocar a lingua, entao já viu o problema). o meu software tem uma infinidade de opcoes de setup, mas ninguem nunca soube usar as opcoes. o suporte dos chineses é muito conservador e manda sempre nao mexer com as configuracoes e usar a maquina em velocidades sofriveis. abaixo algumas telas do pgm. Clube CNC Brasil
|