Clube CNC Brasil | |||
Mais uma novidade minha sobre a refrigeração da minha maquina LASER, isto é chiller de pobre rsrsrsrss como todos sabem o meu sistema ( tenho uns videos por aqui) éra duas serpentinas dentro de um isopor com agua gelada e eu ia fazendo a troca da agua gelada ou colocando garrafas de agua congelada, e assim fui trabalhando por bastante tempo, mas agora ESTE CALOR AQUI NO RIO TA UM INFERNO ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Por isso, tive que fazer modificações. modificações estas que eu ja tinha mencionado, como comprar um FRIGOSBAR, e colocar a serpentina dentro dele e assim eu evitaria esta quantidade de agua gelada que gasto, mas como não consegui comprar aqui no rio um FRIGOSBAR usado, então veio a idéia de usar a geladeira que tenho onde éla é utilizada somente para guardar as aguas da laser e as cervejinhas rsrsrsrsrs, então comprei as mangueira e todas os apetrechos necessarios conforme o video mostra. Esta dando certo, pois antigamente, eu ligava a maquina e deixava ela ligada por uma hora sem cortar e a agua do isopor ja ficava quente, então tinha que trocar quando fosse usar a maquina, e durante os cortes eu tinha que ir colocando garrafas congeladas para manter os 23 a 25 graus, bem agora com este sistema, a maquina ja esta ligada a mais de duas horas sem cortar logico, e a temperatura se mantem no patamar que quero para iniciar os trabalhos a qualquer hora , o que antes éra impossivel. outro fator importante neste novo sistema, é que agora quando o cliente chega para cortar, posso cortar imediatamente, pois a maquina esta na temperatura correta, e antes , eu tinha que colocar mais agua gelada e esperar que ela ficasse na temperatura certa. no momento estou satisfeito, pois gastei apenas 110,00 com o sistema, logicamente que ja tinha a geladeira, mas uma geladeira usada é muito barato. abraço e espero que gostem da idéia. ricardo
Clube CNC BrasilA pergunta é: - Tá dando ainda para gelar a cerveja??? Se não, desfaça esse troço e compre um chiller!!!!!!!!!!!!!
Olha as prioridades.... Cerveja e depois se der o trabalho! ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Clube CNC Brasilquando fiz o processo, minha prioridade éra deixar espaço para a cervejinha lógicamente
![]() ![]() ![]() o resfriamento do canhão estava em segundo plano, mas tudo ficou a contento ![]() ![]() ![]() consegui resfriar o tubo e gelar a cervejinha ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() este foi o processo que encontrei no momento, mais BARATO, e EFICAZ para poder trabalhar. Na época em que eu usava a serpentina dentro do isopor com agua gelada, tinha que ficar trocando toda a hora, e quando algum cliente chegava para cortar na hora, éra um problemão, pois agua ja estava fora dos padrões, mas agora com este sistema, deixei a maquina ligada ontem o dia inteiro e a mesma ficou na temperatura de 23 graus, mesmo com uma calor dentro do quarto de 33 graus.( maquina aligada mas sem cortar) o mais importante é que gastei 110,00 ( logicamente que eu ja tinha a geladeira) rsrsrs abraço ricardo Clube CNC BrasilRicardo, por ter que trabalhar, digamos forçada, a geladeira não terá um consumo alto?
Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Ricardo, por ter que trabalhar, digamos forçada, a geladeira não terá um consumo alto?não nobre amigo, pois alem da galadeira estar no minimo, a porta só é aberta para que eu retire uma agua para beber ou uma cervejinha. ![]() ![]() A troca de calor na serpentina é muito pouco, pois faz um total de mais ou menos 3 a 4 graus. o que realmente faz uma geladeira trabalhar mais intensamente é o abrir e fechar das portas. por isso sem problema. abraço ricardo Clube CNC BrasilFiz o primeiro teste na sexta feira com corte de material
cortei durante 2 horas direto, e só precisei usar duas garrafas de agua congelada no recipiente. não se esquecendo que o calor aqui esta batendo 40 graus. para vcs terem uma idéia, quando eu liguei a laser, o sensor mostrava que a agua estava com 38 graus. conforme foi fazendo a circulação .ela veio para 22 graus em mais ou menos 5 minutos ou menos. apartir dai eu utilizei apenas duas garrafas de agua congelada. se eu fosse trabalhar no sistema antigo, acredito que gastaria umas 15 a 20 garrafas de agua congelada, e ficaria muito cansativo trabalhar, por isso gostei muito do sistema que inventei. outra modificação que vou fazer por cusa do tremendo calor por aqui, ér o seguinte. como ja mostrei, o recipiente onde fica as serpentinas esta na geladeira, mas como são duas serpentinas, vou colocar mais um recipiente dentro da geladeira e vou dividir as serpentinas, pois assim acredito que nem precise usar mais agua congelada, pois como as duas serpentinas estão num mesmo recipiente, se eu dividir, vou conseguir melhores resultados. de qualquer maneira ja estou satisfeito abraço ricardo TESTE APROVADO Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Fiz o primeiro teste na sexta feira com corte de material Parabéns pela ideia amigo José Ricardo. Agora, será que, se os recipientes fossem de alumínio, a água gelada das garrafas durariam mais, ou será que nem precisaria mais delas?? ![]() ![]() Clube CNC BrasilNão posso afirmar se precisaria ou não de agua congelada, mas com certeza se os recipientes fossem de aluminio, a agua permaneceria gelada por mais tempo, pois a troca de calor da serpentina é muito grande.
tambem, temos que ver que este calor é atipico, pois quando sairmos do verão, a coisa melhora e com certeza este meu sietma, vai dar conta do recado tranquilamente, sem precuisa de agua congelada, ou apenas uma para o tyrabalho. não se esquecendo que temos que ter dois sensores de temperatura, um na entrada do tubo e outro na saida do tubo. no momento, eu estou apenas com o sensor de saida do tubo. não estou aqui para dizer quer este sistema é perfeito e todos poderiam fazer, mas para muitos que não tem grana no momento para a compra de um chiller que funcione, pois existem alguns ai, que não gelam nadinha. este sistema é muito barato e com um controle legal, fica eficiente. como ja falei, eu ja tinha esta geladeira , mas caso queira fazer, podes comprar um frigosbar, que custa em torno de 700,00 e acredito que funcione tambem legal. caso não tyenha espaço para colocar uma geladeira vejam bem, É APENAS UMA IDÉIA QUE PARA MIM AQUI ESTA FUNCIONANDO; abraço ricardo Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Não posso afirmar se precisaria ou não de agua congelada, mas com certeza se os recipientes fossem de aluminio, a agua permaneceria gelada por mais tempo, pois a troca de calor da serpentina é muito grande.Era só para você pensar na possibilidade de testar, colocando umas 2 panelas grandes de alumínio com água dentro... ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilRicardo a geladeira esta só com o recipiente da serpentina ?
Se positivo sugiro que voce coloque varias garrafas com agua no interior da geladeira para que a mesma fique bem cheia, isso ajuda a geladeira ter carga termica, e assim demora mais para perder temperatura interna mesmo com a porta fechada,......voce poderia fazer um teste....colocando as garrafas a noite para trabalhar no outro dia ,,,,pois assim a temperatura estaria equilibrada no interior....acho que voce não vai precisar mais colocar garrafas congeladas. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Ricardo a geladeira esta só com o recipiente da serpentina ? sim, eu tenho varias garrafas com agua no interior dela, inclusive dentro do congelador uma das vantagens deste sistema, é que tenho clientes que corto acrilico, onde eles querem apenas um corte de 10 minutos, e no sistema antigo, eu levava mais ou menos meia hora para que a temperatura ficasse no ponto certo, e depois do corte, a agua ia esquentando, então se viese outro cliente uma hora depois, eu tinha que trocar toda a agua em sintese éra um porre mas agora não, pois quando ligo, a agua ja esta geladinha e leva 5 minutos para que o sistema fique na temperatura certa, e mesmo deixando apenas ligada, isto é sem cortar, a temperatura fica perfeita esperando o cliente chegar abração ricardo abração ricardo Clube CNC BrasilGrande EDVALDO, verifiquei que vc esta vendo o tópico, então não fiques preocupado, pois não vou ser um concorrente com seus CHILLER
![]() ![]() ![]() abração Clube CNC BrasilOi Ricardo, Lendo este post tive ideia de colocar meu chiller CW3000 dentro de um frigobar que tenho, pois esta funcionando a base de ar condicionado, quando montar este esquema posto os resultados. Clube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Grande EDVALDO, verifiquei que vc esta vendo o tópico, então não fiques preocupado, pois não vou ser um concorrente com seus CHILLER ![]() ![]() ![]() Quase não dormi essa noite ![]() ![]() Amigo José Ricardo fique tranquilo, porque o meu negocio é vender maquina, meu foco não é o chiller. Eu tive que fazer o meu por essas dores de cabeça. Apanhei muito também. Já tive que sair daqui uma vez só para substituir um chiller ai no RJ, que não dava conta. Já perdi dinheiro mas o cliente não pode ficar na mão. Como estou viajando bastante as vezes fico no aeroporto, olhando o fórum pelo cel. Grande abraço ![]() Clube CNC Brasil |