Sim consegui resolver todos os problemas da controlado, é que a placa deve vir configurada de fábrica ela busca até 10 metros em cada eixo até achar atingir os sensores, mas como eu estava sem os sensores ela ficava rodando um tempo e quando ia ver estava na posição x: 10000 e y:10000, mas depois que coloquei os sensores resolveu, consegui configurar os eixos.
Uma coisa que eu não consegui e estou quebrando a cabeça até hoje é o alinhamento, que não fica perfeito de jeito nenhum, já fiz tudo o possível imaginável e nada deu certo, agora estou a colocar o tubo laser fixo na barra do eixo y e deixa-lo ele móvel.
Pois é, na minha, eu já fiz e refiz o alinhamento, porém o resultado da gravação não é bom, penso que talvez seja folga em algum lugar, mas não sei onde. veja o resultado da gravação, ela fica tremida. Se alguém tiver uma "luz" aí para ajudar resolver este problema, eu agradeço.
Machado; bom dia. Se possível faça um teste traçando linhas à 90 graus do que está na segunda foto, e compare se o sentido do "tremido" irá se manter ou vai inverter. Assim dará para facilitar a detecção de onde está a folga.