Clube CNC Brasil | |||
Há tempos luto para corrigir esse erro no corte de círculos e curvas mas agora realmente está me incomodando. Mesmo o desenho estando lisinho sempre dá esse dente em cima e embaixo quando corto curvas e principalmente círculos. A máquina sobe e desce propositalmente durante o corte como se pode ver na foto. A máquina está toda alinhada, faço quadrados com diagonais perfeitas. Parece alguma coisa de software como configuração de entrada e saída de corte mas não consegui achar nada na AWC 708C Lite. Já atualizei para a última versão que é a 1.17.3.20 Alguém já teve problema parecido ? abraço, Frederico Clube CNC BrasilOntem eu mandei cortar muitos círculos e fiquei de olho no movimento do motor do Y.
Estava desconfiado que talvez pudesse existir uma pequena folga nos acoplamentos ou então nos eixos conectores que pudessem causar o dente na mudança de sentido de rotação do motor. Depois de muito observar vi que o motor realmente faz um pequeno movimento que causa o dente. O movimento é comandado mesmo .... Engraçado que tudo está configurado igual no eixo do X e Y, os motores são idênticos e usando drivers idênticos, polias de ralações idênticas. abraço Clube CNC BrasilBoa tarde amigo,
Então problemas de deslocamento na maquina laser tem que ir por partes,já que você verificou as correios e polias e está tudo ok,como os drivres são iguais,troca o driver Y pelo X para ver se o problema vai mudar de lado,e difícil dar um problema no motor como no driver também,mas acontece,não acredito que seja algo relacionado a software. Clube CNC BrasilOlá Augusto,
Vou fazer essa troca sim, boa idéia. Tenho também um driver sobressalente que posso trocar. abraço Clube CNC BrasilCaso o problema não mude Frederico,ai tem que dar uma olhada com mais atenção no eixo y mesmo,solta as correias,tenta movimentar a maquina,verifica se ela esta livre ou enroscando em alguma coisa,faça esses testes e vai nos posicionando. Um abreço
Clube CNC BrasilOlá amigos,
Acabou que resolveu o problema quando troquei os drivers do eixo X com do eixo do Y. Como por milagre o problema não apareceu no eixo do X .... ![]() Esses drivers chineses são uma porcaria mesmo, mesmo comprados nos USA (Ebay). abraço Clube CNC BrasilBom dia Frederico,
Que boa noticia meu amigo,pelo visto deu certo o teste então,rapaz eu faço o serviço de assistência técnica tem um certo tempo já,e super difícil dar um problema no motor de passo ou nós drivers,mas acontece meu amigo,faz parte. qual seria o modelo de driver que você tem hoje na sua maquina? Clube CNC BrasilOlá amigos,
Minha alegria durou pouco. Depois de trabalhar bem uma manhã toda, voltou a dar o problema à tarde depois de desligar a máquina e ligar novamente. Troquei novamente os drivers e não resolveu. Coloquei o driver reserva e não resolveu. Daí me veio uma idéia... será que não poderia ser interferência no DIR, pois é exatamente quando muda a direção de rotação é que dá o "tranquinho" no motor. Como os cabos corriam todos em paralelo, cortei as abraçadeiras e separei os cabos o máximo possível .... não resolveu. Minha próxima providência será trocar o cabo que vai para o DIR por cabo blindado. Se não resolver troco todos os cabos de sinal por blindados e aterro todos. Alguém já teve esse ou outro tipo de interferência ? abraço Clube CNC BrasilBoa tarde Frederico,
Eu nunca peguei uma maquina laser com interferência nos drivers de movimento cara,e acho que o problema não esteja ai,pois você já fez a troca até por outro modelo de driver correto?.Se o problema não for o motor de passo,eu acredito que seja a placa principal meu amigo, Clube CNC BrasilOlá Augusto,
O driver que eu usei é idêntico aos outros que já estavam na máquina. Se for motor tem algum teste que posso fazer para constatar o defeito ? Deus me livre se for a DSP ..... abraço Clube CNC BrasilFrederico, é importante verificar a posição do circulo.
Ele começa na parte superior ou nas laterais. Para descobrir qual eixo que está fazendo o dente. Qualquer coisa tente mudar o ponto de inicio do circulo. Verifique se outros tamanhos também faz isso. Olhe os dentes da correia do motor e da polia. Pode haver alguma sujeira fazendo ela pular o dente. Parece que o problema da na inversão da direção dos motores Clube CNC BrasilOlá Edvaldo,
Primeiramente queria agradecer o atendimento que tive na compra das facas de alumínio, depois faço um vídeo de como ficaram show ! O círculo começa sempre na parte mais inferior e sobe pela esquerda (sentido horário). Quando chega no ponto mais alto dá o tal pique. Daí desce pela direita e na hora de fechar o círculo dá o outro pique. Amanhã vou fazer um vídeo e posto aqui, dá pra ver direitinho a hora que o motor do Y dá o pique. abraço Clube CNC BrasilOlá amigos,
Fiz agora a filmagem do problema. Reparem que sempre que o motor muda de sentido, ele dá um pique bem pequeno.
Independente onde começa a cortar o círculo, o pique sempre é no ponto mais baixo e no mais alto, justamente na inversão de sentido do motor do Y. Troquei o cabo do DIR por um blindado mas não resolveu. abraço Clube CNC BrasilFrederico, sempre foi assim ou começou de uma hora pra outra?
Publicado via Sinais de Fumaça! Clube CNC Brasil |