Boas Portuga (Zé Vilhena)ha forma aki no forma de se falar sem estar a meter lixo aki nos posts??? Vi a pagina k enviou ... realmente as cnc tem muito bom aspecto ... mas a traçao é feita com veio ... e uma coisa k eu tinha quase k decidido era fazer com correia... Queria perguntar o seguinte ... e visto k a maioria das cnc´s k vejo serem de veio ... onde adquire os veios? os k eu tenho visto tem um preço para cima do absurdo e o Euro anda curtoooooooo .... a nao ser k me saia hoje os 180 milhoes do euromilhoes heheheheh
Caro Zé Vilhena;perdoe-me se parecer impertinente; mas como as fotos aqui postadas não mostram direito e venho acompanhando quase todos os amigos que relatam problemas de variação e ou erro entre o traçado e o cortado; estive cá a matutar e fiz algumas experiências que talvez explique estes erros que matematicamente deveriam ser impossíveis de acontecer; mas acontecem:Se vc estiver usando as correias para acionar um fuso o problema pode ainda ser que o fuso não esteja com acabamento e ou dimensão uniformes.......o que isto tem a ver? É que estas diferenças fazem com que a porca (castanha) fique variando a força necessária para gerar um mesmo deslocamento e isto reflete na uniformidade do movimento. Dirão que o software compensa e eu acreditava nisto, mas com as experiências feitas, usando uma barra roscada com variações centesimais no diametro bem como com acabamentos variados nos filetes da rosca vi que nem sempre o soft consegue compensar tais distorções.Então resumindo: verifique o acabamento do fuso roscado bem como se a castanha gira sem ter locais onde ela fica mais presa, necessitando de maior força.Nos testes que fiz, uma simples passada de lima fina nos filetes, usando baixa rotação e depois uma boa lixada com lixa fina para igualar o acabamento reduziu muito e em alguns casos até zerou as diferenças de deslocamento, medidos sempre com relógio comparador e paquímetro.Abraços;Creocad
PI é um número irracional
Portuga,Este sistema está bem contruido, embora ache que os 2 rolamentos poderiam estar um pouco mais próximos um do outro, mas, como está não deve afetar no problema que está passando.Poderia verificar se apertando a correia no ponto "A" ela oferece alguma elasticidade? Se sim, até quanto?Abs.Edson
Amigo Portuga,Não sei se estou pensando errado, mas não daria certo se você fizesse uma regrinha de 3, imaginemos um passo qualquer tipo para um passo de 1,2332434=89mm para passo X=90, ai vc coloca os valores que ja definiu em sua maquina.Parece que no mach3 existe este calculo para el definir o passo do fuso, talvez funcione.Se falei besteira deletem esta idéia.Márcio
Olá Edson (mulapreta)Dá para colocar outro porta pinças com outra referencia ER16 (que dê para usar 8mm... 3mm e 2mm) ?!?!?
Não dá para usar pinça ER16 nem ER20 nem outro que não seja ER11, no próprio ebay, você encontra as pinças em polegadas e milímetros bem baratas. Mas peça sempre ER11.Esse código ERxx é justamente o tamanho externo da pinça.Edson