Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilClube CNC BrasilO que eu temia .... seu motor esta ligado correto !
Sobra configuração do TCNC ... algo não esta configurado de acordo ... tem que abaixar aceleração, velocidade maxima e velocidade de jog ... coloca folga em zero e ve se pelo menos ele mostra sinal de vida ... Se estiver baixa aumenta um pouco a velocidade inicial tipo para 500 ... Ou passe o arquivo .ini p/ que possamos dar uma "zoida" ... rsrs Clube CNC BrasilClube CNC BrasilAlebe
Tente agora com este.
Clube CNC BrasilCom este arquivo INi agora sim, o eicxo Z é o Z (Page up e Page down), só que não consigo faze-lo girar, fica dando pequenos trancos, mas não gira. Coloquei para rodar um arquivo e o motor faz barulho como se estivesse girando. Não sei o que pode estar acontecendo. Fiz um video com este problema, mais tarde vou colocar aqui para voces observarem.
Clube CNC BrasilClube CNC BrasilValeu Reinaldo, agora estou no trabalho, quando puder dou uma fugida em casa e tento esse...., voce acha que agora é só problema de configuração do programa?
Acho que seu arquivo tem problema, veio com 0KB Clube CNC BrasilJa corrigi Jorge !
Eu estava no ubuntu e ainda não tenho as manhas de fazer isto por la ... rsrsrs Complementando: É o mesmo arquivo que o Alebe te passou só alterei velocidade, aceleração e mais uns detalhezinhos ... OK !? Clube CNC BrasilReinaldo ainda não testei o novo arquivo que me mandou, pois continuo no trabalho, quando chegar em casa vou testar.
Ve esse video do meu motor querendo rodar.
O que voce acha? Com essas alteraçoes que voce fez no INI acha que ele vai rodar? Clube CNC BrasilJorge,
Voce tem osciloscopio ? Testou todos os FETs para ver se não tem algum aberto ? Embora aqui tambem acontece isto e eu resolvo apenas alterando os paramentros do software ou aumentando a tensão do motor ... Clube CNC BrasilReinaldo e a todos
Imagina o que aconteceu com o meu motor................ Funcionou - (aleluia, aleluia, aleluia) -, um dos FETs estava aberto como voce suspeitou, valeu mesmo Reinaldo. Agora posso ligar o trafo 34V 10A, ou antes testo os outros eixos? Clube CNC BrasilClube CNC BrasilMe dei mal, coloquei outro motor no eixo X e funcionou os dois, só que agora não funciona nenhum, o eixo Z fica energizado mas não faz mais o que fazia no video. Achei continuidade em um FET do eixo Z, tirei o FET e ele parece normal, acho que foi um L297 que partiu desta para melhor, no pino 8 ele dá continuidade para o terra, mudei de posição, e ele continuou dando. Vou comprar outro e verificar se procede.
Uma pergunta: Posso colocar uma fonte com +- 17V para alimentar os FETs? E gostaria de saber se posso colocar o fio terra das duas Fontes juntos na placa cnc3ax, e um positivo de uma fonte na lógica e o positivo da outra fonte alimentando os FETs Clube CNC BrasilFuncionou os dois e agora nenhum
![]() Se eu entendi, voce tem duas fontes e quer ligar uma p/ cada coisa, certo ? Se sim, pode ! é só ligar como voce mesmo ja descreveu ... só observe que a fonte da logica não deve ser maior que 17 volts ... OK ? Clube CNC Brasil |