Clube CNC Brasil | |||
Sua fonte é fraca p/ rodar os 3 motores, mas isto não importa agora, só queremos ver se a placa esta correta ... Sim, é normal dar continuidade do source de um FET p/ o source de outro, pois eles são fechados atraves do RSENSE p/ o GND ... Em Jog só um motor vai funcionar por vez, então esta correto tambem ! O motor do eixo X é quem esta dando trabalho, mas me parece que ele esta bom ... gostaria que voce fizesse alguns testes ai : Teste o cabo da paralela p/ ver se ha continuidade em todos os fios do DB25 p/ o centronics e veja tambem se estão indo p/ os pinos corretos ... Me diz qual são os pinos programados no tcnc p/ o eixo "X" ... exemplo: STEP = "pino" e Direçao = "pino" ? Depois vamos inverter estes pinos no tcnc e se não der certo, invertemos no DB25 ... isto vai nos dizer se a porta e o PC estão OK ... Mas primeiro testa os fios e me passa os pinos ... ! Não tenho programa p/ rodar os tres eixos, mas se voce tiver o EMC2, então usa ele que ja vem com um prog que roda todos ... embora deixe esta parte p/ fazer depois que a placa estiver em funcionamento ... primeiro vamos consertar e depois voce fica brincando de roda roda ... rsrsrs ![]() Citar Obrigado pela paciencia ! Paciencia ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Clube CNC BrasilReinaldo espero não te encontrar..
![]() Mais uma perguntinha, quando liguei a optoisoladora pela primeira vez os LEDs que ficam enfrente dos reles, quando no JOG eu mexia os eixos pelo menos o Z e o Y, os reles faziam barulho e os LEDs piscavam, agora não acontece isso, eles teriam que dar sinal que os eixo estão sendo movimentados? Ainda estou no trabalho, quando chegar em casa vou verificar o que me pediu. Clube CNC BrasilProvavelmente os pinos que os acionam não estavam devidamente configurados ... o correto é eles permanecerem apagados, quando não estão sendo usados ... mas isto não afeta o funcionamento dos motores ...
Em outras palavras, eles acendem quando o rele liga e apaga quando o mesmo desliga ... mas precisam ser configurados no tcnc, se não pode vir abobrinhas e faze-los flutuarem ... (acendem e apagam sem nexo). Clube CNC Brasil
|