Clube CNC Brasil | |||
Se esta ficando em braza é porque tem FEt ou FETs em curto ... tambem pode ser falha no oscilador do PWM ... Ja foi falado aqui que este sinal provem do eixo Z e este eixo tem que estar ligado sempre, pois ele é quem envia o sinal de sincroniosmo p/ os outros eixos ... Se voce ligou sem este sinal presente, então seus FETs foram p/ o cemiterio da ciencia ... Lamento informar, mas acho melhor tu comprar drivers prontos, pois o barato vai sair muiiiito mais caro ainda ... Clube CNC BrasilMac,
Se o FET ou FETs estivessem em curto os motores funcionariam com a fonte de de 12V? Clube CNC Brasilfcamargo
acho que nÃo. ou vibrariam e nÃo rodariam corretamente.
eu arisco a diser que o problema ai é o circuito PWM. ou o capacitor acima da medida. ou o resitor fora da medida.. pois se o PWM estiver comprometido.. todo o resto falha e esquenta muito.. (passei por isso) hoje meu multimetro tem frquencimetro até 20KH então eu troque o resitor por um trimpot.. e fui ajustando finamente a frequencia de operaçÃo do PWM e deixei ele com redondod 20KH como sita o projeto original da placa CNC3aX FIM dos meus problemas.. desde agosto do ano passado a placa tá rodando numa boa.. já acumolou umas 200 Horas de usinagem facinho.. não queimei nada de componente.. e nem vi a tal fumaça vou deixar isso pra novas apoenas.. hehehe Clube CNC BrasilJorge,
Suas explicações são muito confusas, uma hora esta funcionando, em outra não esta, em outra fuciona mas tem componentes pifados, derrepente é o resistor que aquece ... afinal fuciona ou não funciona ? Vamos por pingos nos "is" ... o motor funciona mas aquece o resistor, é isto ? Que motor ? Qual eixo ? Todos ou um só ? Voce trocou os CIs pifados que voce mesmo citou ? O eixo "Z" esta com todos os componentes bons ? Sua fonte é fraca e talves por esta razão não queimou os FETs, mas não fique alegre, porque se o resistor de lastro esta em braza é porque tem algo de grave errado ... provavelmente seu motor tambem esta super-aquecendo ... Mais provavel é que esteja faltando o sincronismo que vem do eixo "Z" ... mas com a unha não da para ver, precisa no minimo de um frequencimentro para saber ... Clube CNC BrasilNão sou muito bom em me expressar por escrito, sempre fui ruim em redação, mas vamos lá:
Liguei os tres motores na placa, alimento um de cada vez com 12V, os tres funcionam com essa fonte de 12V(um de cada vez). Quando uso o trafo 34V e 10A ligando somente um motor, o do Eixo Z, aí é que ocorre o aquecimento dos resistores, isso só testei no eixo Z, ainda não testei os outros eixos com esse 34V. O eixo "Z" acho que estão com todos os componentes bons, pois o motor está funcionando (com fonte de 12V) Quando ligo 34V e vejo os resistores esquentando, desligo imediatamente, acho que não dá tempo para esquentar o motor, se é que esquentaria... Clube CNC BrasilVoce diz que virou com 12 volts, mas não diz se virou com 34 ? O motor virou com 34 volts ? O resitor ficou vermelho, ou simplismente aqueceu um pouco ?
Voce retornou a fonte de 12 volts p/ ver se ainda esta virando com ela ? Clube CNC BrasilCom 34V não dá tempo para virar, vejo os resistores ficando vermelhos e desligo.
Geralmente quando ligava os 34V, e depois voltava com 12V, o primeiro FET, o da esquerda, do eixo Z, ficava ruim. Clube CNC Brasilfcamargo
será que o erro não é no ajuste da corrente no pino 15..
qual a corrente dos teus motores? qual tensão que consegue no pino 15 do l297? lebre-se que o fator é 0,1V por Amper Clube CNC BrasilClube CNC BrasilVoce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Com 34V não dá tempo para virar, vejo os resistores ficando vermelhos e desligo. Jorge, Ninguem aqui esta pedindo p/ voce fazer uma redação, mas da p/ ser mais claro nas suas palavras ? Voce coloca 34 mas não ve se roda, depois coloca 12 e o FET fica ruim ... e ai, cade o resto ? Não foi isto que eu disse ? Põe 34 queima o FET, voce troca e roda em 12, ai põe 34 e queima o FET, voce tr.............................................................. Clube CNC BrasilVou colocar 34 e deixar o resistor ficar vermelho, se der tempo para mexer o jog no turbocnc vou saber se ele se mexe ou não, se não der tempo, adeus resistor...
Clube CNC BrasilCara, ninguem esta falando p/ voce fazer isto !
Eu quero saber se depois de ligar em 34, se voce ligar novamente em 12, funciona ? Onde voce não entendeu ? Clube CNC BrasilEstou colocando videos dos motores funcionando com 12v
Clube CNC BrasilMac,
Sei que vc não mandou fazer isso, mas eu fiz. E por incrível que pareça, não fiz nada na placa, liguei os 34V e o motor do eixo Z funcionou, o PWM estava presente, deu pra escutar pela primeira vez, um milagre. Clube CNC Brasil |