Clube CNC Brasil | |||
0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico. Clube CNC BrasilClube CNC Brasilamigo john, desculpe mas o desenho esta correto,
de mais uma olhada. na foto, o spindle esta de frente para vc então abra os braços que este é o X, o Y esta em baixo da mesa pois é o eixo maior e o Z para cima e para baixo. O desenho esta correto. abraço Clube CNC BrasilObrigado, Ricardo por me defender.. hehehehehehe
Este John tá de pirsiguição cumigo.. rs... Mas é isto mesmo que o Ricardo disse... se olharmos de frente, o longitudinal é o Y e o X é que anda de truvela.. rs.. Mas quer saber mesmo uma coisa? Isto de X, Y, Z é tudo uma questão subjetiva... Tenho um amigo, o Ricardo conheceu.. o Valtinho, que é um mecânico das antigas, mexe com isto há mais de 30 anos e pra ele, o Y é o que anda de banda... o que anda pra frente e pra trás, olhando de frente, é o X... e num tem quem faça ele aceitar o contrário.. rs... Desde que a gente consiga entender, o resto é resto... Aceitemos que o X seja este, o longitudinal... configura ele como X e pronto.. daí o outro é Y... e se eles estão configurados desta forma e todas as vezes que nos referimos a eles, se mantivermos a nomenclatura, então tá tudo bem... Quem vai operar é a gente mesmo.. rs.. então o que importa é funcionar.. o "nome" deles é questão de somenas importância... Clube CNC Brasil
|
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login |
John,An Han, só quis dizer que a questão de configuração é interessante: eu faço que minhas maquinas se comportem entendendo que x é da frente para o fundo da maquina, vc faz diferente e funciona bem do mesmo jeito.
....quanto ao canto de inicio, não tem problema, pois quando vc abre o artcam em CRIAR UM NOVO MODELO, vc pode configurar o canto que quizer.......