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Ontem (22/04) estive em um serralheiro para ver quanto ficaria a estrutura para fazer meu chiller, colocando rodas, etc... Ele disse que faria em metalon e que ficaria em 150 reais, já colocando a unidade compressora, fazendo a parte elétrica, etc... Só que ele falou que eu teria de comprar uma "Conthtora" de 10 A (Isso mesmo. Ele escreveu assim mesmo), e quando procurei no Google, apareceu Contatora, mais um relé de 3 a 4 A. Ele falou que isso é para proteção, em caso de pique de energia, para não danificar o meu equipamento. Pergunto aos amigos Edvaldo e Jesiel, que fazem seu Chillers de forma profissional, e também para aqueles que fizeram os seus de forma alternativa: É necessário colocar isso, ou é apenas uma segurança a mais, mas com pouco utilidade prática no dia a dia?
Robson,Essencial não é, mas importante e trabalho profissional, eu particularmente não utilizo devido a baixa corrente do sistema. Exemplo: uma geladeira não tem e funciona perfeitamente sem.Vamos ouvir a opinião do amigo Edvaldo.Jesiel
Também acho que não seja essencial amigo Jesiel. Como você disse, vamos esperar a opinião do amigo Edvaldo para ver.
Bom amigos, já tenho as peças para o meu chiller, agora está faltando arrumar um serralheiro para fazer a estrutura para a montagem. Vou fazer uma estrutura parecida como a o do amigo Jesiel fez:Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca LoginSó falta saber o quanto o serralheiro vai me roubar... digo, me cobrar por isso... As minhas peças são:Uma Unidade Condensadora Elgin modelo UCM 0030 1/2 hp 220V 60Hz Gás Refrigerante R-134a (R$ 600,00)Uma Caixa Box de plástico de 56 litros (R$ 56,90)15 metros de tubo de cobre 3/8 (R$ 135,00)3 metros de tubo capilar 1/4 (R$ 5,00)1 Controlador Coel modelo TLZ20 bivolt (R$ 90,00)1 filtro secador 1/4 (R$ 13,00)2 porcas flange para tubo de cobre 1/4 (R$ 3,00)Já arrumei um técnico de refrigeração que vai me cobrar R$ 200,00 para colocar o gás, instalar os tubos e o filtro secador... Agora é esperar para ver quanto tempo vai levar para o chiller ficar pronto e eu postar um vídeo dele aqui funcionando para vocês... rsrs
A proteção é muito importante, mas acho que um dijuntor ja resloveria e sem dizer que bem mais em conta!!
Um resumo (??) da história amigo Evaldo. rsrs
Robson é oque eu tinha visto mesmo.Não mudou em nada minha opnião. A saída do controlador é 16A
Eu colocaria um botão só no geral, e o controlar que liga ou desliga o compressor. Caso não queira que ele ligue. É só subir a temperatura
Não entendi. Não é o controlador que liga ou desliga o compressor dependendo se a temperatura estiver alta ou baixa dependendo do que foi regulado?Eu coloquei as seguintes configurações no meu controlador:SP = 20SPLL = 19SPHL = 22OFS = 0,0HSEt = 0,5 (Diferença para ativa do termostato em relação ao SP)di nt = 1,00DEFE = 5,00dLo = OFFEtdu = 0.0PSC = 1PtC = OFFod = OFFPASS = OFF
Robson eu quis dizer que se a maquina vai ficar parada sem cortar ou vc vai fazer cortes pequenos ou somente gravação. Para economizar energia ao envés de vc desligar o compressor, subir o SP tipo para 25 ou 28 ai o compressor não liga tanto.O HSET está muito baixo, desta forma o compressor pode acontecer de não ligar. Quando o compressor desliga ele tem que ficar uns 3 - 5 minutos desligado para baixar a pressão do gás, senão ele desarma. Com o HSET em 0,5 ele vai ficar assim. SP 20, foi para 20,5 liga o compressor caiu para 19,4 desliga. Pode deixar o HSET com 3 -4 de diferença
Ah certo... Então não vou botar o segundo botão, pois não tem necessidade. Agora quanto a configuração: SP não é a temperatura ideal que a água deve ficar, ou seja, 20°C, e o SPLL é a temperatura mais baixa em que ele deve desligar o compressor, para não esfriar demais, e o SPHL é a temperatura mais alta, em que vai ligar o compressor para baixar a temperatura? Se eu colocar o HSet em 3 ou 4, isso quer dizer que se a temperatura da água chegar a 23 ou 24°C ele vai ligar o compressor? É que não quero que a água esquente muito, sabe como é: Tubo Xing Ling. Quero manter a temperatura de entrada no tubo por volta dos 20°C e saindo por volta dos 23 a 25°C, caso o meu tubo tenha potência para esquentar assim a água...
Robson,A vantagem de termos nosso professor Edvaldo em pauta é que não precisamos acrescentar nem mesmo uma virgula...faço ,minhas todas as colocações do mestre Edvaldo, só que fiz uma descoberta recente que, embora com a água fria o resultado de corte fique ainda melhor, os espelhos dos tubos de 2ª linha tendem a descascar com temperaturas abaixo dos 20º, sendo assim recomendo faixa de trabalho entre 22º e 26º e, que vai determinar se vai estar ligando a todo momento ou não é o volume d´agua (Recomendo 30litros) e a potência de seu compressor que julgo 1/2hp muito bom.Uma outra coisa que não foi pulverizado por aqui, é o volume de troca d´agua que sua bomba pode oferecer. ok?Boa sorte!Jesiel
Entendi então... Então posso trabalhar com uma temperatura um pouco maior sem problemas... Então devo botar as configurações do meu controlador assim?SP = 22SPLL = 21SPHL = 23OFS = 0,0HSEt = 4.00 (Diferença para ativação do termostato em relação ao SP)di nt = 1,00DEFE = 5,00dLo = OFFEtdu = 0.0PSC = 1PtC = OFFod = OFFPASS = OFF