... pela contas que o tico fez quando estava vivo kkk, ele chegou a calcular mais ou menos de 12 a 14 m/min.Pelo amor de Deus, me corrigem se eu estiver totalmente enganado....
Sinto lhe informar, mas eu creio que o tico está meio enganado... isso baseado nos dados que voce postou...fez uma salada danada misturando kgf co cavalos, falou de valores que suponho se referem a diametros efetivos de engrenagens mas não do que interessa para o calculo de velocidade com a cremalheira que vai usar efetivamente, enfim - nada de concreto. Marcão - toma jeito e vê se faz a licão de casa - aprende a calcular direito essa coisas pra não fazer cagada e depois ficar correndo atrás dos amigos pra ver se resolvem os problemas.
... Marcao, não liga pro Fabio não, seus cálculos estão quase certos, só está faltando incluir a medida do comprimento do rabo do tatu bola, mas mede com o tatu enrolado ... ih ih ih
redutor 5:1rpm do mesmo no maximo 600 rpm com o redutor 120 rpm...
E estes aí ( inclusive o euzinho aqui) somos todos "os amigos " do marcão Creocad
Isso mesmo Marcão - não liga pro Fabio não...Reinaldo,Se posso sugerir (o que eu faria pro marcão, mas agora que ele não vai ligar mais pra mim...) eu diria que o mais importante é conhecer alguns dados construtivos das cremalheiras e dos pinhões.O que importa é o "módulo" de construção da cremalheira (e não seu passo) - é um número sem valor - por exemplo modulo 1, 1.5, 2 etc...Uma vez que se conhece o módulo, escolhe-se uma engrenagem que obviamente precisa "casar" com este modulo, e aí depois disso é que se determina qual engrenagem usar.Então, se eu quero que minha criatura se desloque a 10 metros/minuto, e sei que meu motor irá rodar a 600 rpm, mas temos uma redução de 5:1 o que faz com que a saída tenha 120 rpm, preciso de um pinhão que tenha um perímetro de aprox. 83mm de diametro.Os pinhões tem uma medida vital chamada "diametro primitivo", que é o diametro (teorico) onde o pinhão realiza seu trabalho - de deslocar-se sobre uma superficie específica (uma cremalheira).A formula para se converter diametro em perímetro é simples - 2 x PI x raio - posto isso basta localizar um pinhão que sirva ao propósito...Depois vem outros cálculos de torque necessário,mas como voce recomendou que o Marcão não desse atenção a mim, penso que é melhor deixar pra lá...
É Bom ter amigos Marcao
Conte sempre com nóis, um amigo é potro! ...
Eu ja comprei as cremalheiras é modulo 1.5 e a engrenagem Z30, estou deixando o fuso de lado, mesmo porque vai ficar caro, se nao der certo ai eu modifico.Mas a minha duvida maior é como fixar esse tubo... estou um tanto preocupado, mas uma luz virá Marcao