Pessoal,Mais algumas duvidas A máquina esta muito lenta, vejam abaixo a imagem do motor tunning no Mach3, como faço para deixa-la mais rápida?Eu coloca em algum lugar o diâmetro da fresa que estou usando? Digo isto porque estou usando a fresa da tupia da makita de 6mm, acho que preciso informar isto em algum lugar, não???
Flavio,A maquina está muito lenta em Jog a 100% ou a usinagem está muito lenta ?
Mac, o Jog são os dips? Aquelas chavinhas em azul na placa TB?O lento que quero dize é assim:Quando movimento a maquina livre (com as setas do teclado) ele move-se até que razoavelmente rápido.Porém se carrego qualquer desenho no Mach e mando ela fazer o ciclo, só para teste mesmo, sem estar usinando, ela mexe-se muito devagar, mas muito devagar mesmo!Se ele demorar assim para usinar as coisas estou ferrado, hahahahAbs,
A placa da Toshiba é lenta na minha maquina também com cabo e aço,uso deslocamento livre em 1200 mm\m usino a 800 mm\m com a CNC3AX usava livre 4000mm\m e usinava a 2000mm\m sem perca de passo. Posta um gcode de teste que você esta usando .
Menino MacSem sacanagem ou qualquer tipo de ironia, esta é realmente uma curiosidade que tenho...... utilizo a CNC3AX desde que montei a Velhinha e até então me atende, pois quase não usino nada Mas gostaria de aprender/compreender melhor sobre as diferenças que os drivers podem produzir em questões como velocidade, confiabilidade, torque e etc.Confesso que não sei realmente a ideologia e estrutura das Apoena, se são cheio/meio passo ou micropasso e se podem "entregar" algo a mais ou a menos que outros drivers.Não sei se ficou claro? Em um tópico bem recente aconselhei um menino a optar pelas CNC3AX, pelo fato de serem amplamente utilizadas e ter vasto material de consulta a disposição. Mas agora fiquei pensando, aqui comigo, será que fiz o correto? Uma Apoena, uma TB ou outras arquiteturas trariam que vantagens e/ou desvantagens?Talvez esteja desvirtuando o tópico do menino Flávio, sei lá...Mas pesquisei um pouco aqui e não encontrei nenhum tópico que descreve esta relação entre diferentes tipos ou modelos de controladoras. Seus prós e contras ou como este estágio pode interferir na atuação da router.Se alguém achar melhor, pode transferir esta dúvida ou mesmo criar um tópico pertinente. Grande Abraço e Muita PAZ!Elton "Velho Hippie" RibeiroOficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Jog é uma operação manual do software, não tem nada a ver com as DIPs e sim com as teclas que vc mencionou ... ou seja, com as teclas vai rápido mas com o programa vai lento, então leia o tópico do link abaixo ... mas leia até o fim, se deixar algo na caneca vou fazer vc engolir ... ops, me empolguei, lembrei do meu pai mandando eu tomar remédio .... Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio,Quando definir a ferramenta, o campo Passo Vertical controla quantos passos são necessários para alcançar o que foi definido no campo “Profundidade final”.O passo vertical também depende da espessura de cada ferramenta e claro da própria maquina e de quem está manipulando. Maquete (Carlos Silva).
Quais as diferenças ?! ... Vou começar com uma pergunta: Porque vc acha que a CNC3AX, ou um driver chinês, é a melhor indicação?Vou responder o que vejo ... Vejo que tem muita gente se ferrando com eles em tudo que é fórum de CNC por ai, então quando se conta uma mentira diversas vezes ela se torna verdade. Ou o velho ditado, falem bem ou falem mau, mas falem de mim.
Tenho centenas de drivers Apoena na praça e no entanto não ouço falarem sobre ele, será que todos jogaram fora?!?! Ou será que ele cumpre com seu compromisso trabalhando sem ser notado ?!?! Na minha opinião esta já é a maior diferença.
Muitas pessoas, principalmente meus desafetos (quem não os tem?), dizem que Apoena é a CNC3AX porque usa o mesmo CI-L297, então também posso dizer que todos os drivers são iguais pois todos fazem o motor girar p/ direita, ou p/ a esquerda, seguindo a mesma seqüência de operação, estou certo ou estou errado?
Eletronicamente se falando, os drivers Apoena são opticamente isolados, trabalha com 85vcc, aceita motores de até 5 amperes por fase, utiliza pré drivers especialmente projetados p/ o disparo dos Mosfets (Isto torna o pulso de potencia mais preciso e mais rápido), não usa o famigerado 7409 que não foi projetado p/ este fim ... possui vigilância por microcontrolador p/ redução de corrente após 2 segundos, falta de sincronismo e desligamento após 2 minutos sem atividade. Meus motores não queimam minha perna ... rsrsrs Logisticamente se falando, é um produto nacional, feito com componentes discretos em encapsulamento DIP soquetados, fáceis de serem substituídos e também encontrados no mercado nacional. Tenho um fórum aberto com todo o apoio técnico que meus clientes possam precisar, dou garantia, troco, ....E também é garantido pela Kintec, uma empresa que tem mais de 18 anos no mercado.
.................... o barato sai caro - cansei de ver gente que comprou desses drivezinhos chineses e que estão apanhando surra de gente grande e depois de arrumada a casa se deparam com um rendimento pífio...Fabio Gilii