Pessoal,Comecei minha primeira CNC. Falar que o projeto é meu seria um grande pecado, estou me inspirando (entenda-se copiando o projeto do falecido Gimbabf:
Tem alguma expectativa de gasto?
Que roldanas são essas de portão ou mandou fazer?
Legal Flávio, me fale dessas roldanas, sempre fico de olho em todas as casas de ferragens que vou más todas que pego na mão sinto uma baita folga.
Flavio meu amigo, no seu portico, o espaço entre uma guia e outra esta muito curto, repare na do Gimbabf, ele fez um tipo de L, isso faz com que a maquina fique mais instavel, nao sofrendo uma certa "alavanca" ja a sua esta um tanto curto, na segunda foto, uma alternativa.Marcao
A distancia do portico para a roldana está muito grande tb. Na foto 3 da pra ver claramente que o parafuso superior esta envergado por causa do peso e nao tem nem o conjunto do Z montado ainda. Minha sugestão é aproximar o máximo possivel, talvez até mesmo embutindo os parafusos das laterais na madeira. Veja que na foto original que o Marcao postou, os parafusos são bem curtos, com a polia bem proxima da madeira.
Flavio meu amigo, tenho quase certeza que quando voce for usinar, vai sofrer uma certa resistencia no material, é como voce pegar...exemplo, pega uma pedaço de madeira e um peso qualquer, com esse pedaço de madeira na ponta de cima, arraste o peso, vai sentir essa tal resistencia, agora com o pedaço de madeira maior(larga) faça o mesmo teste, vai notar que voce vai arrastar mas nao tera essa alavanca.Creio que seja isso...Marcao
Caro Flavio Leal,Nessa sua máquina há 2 (dois) erros crasso que já foram apontados pelo Marcao e vtrucco.Para sua sorte, se pensar bem, há uma solução que poderá consertar os dois problemas de uma única vez. Se quiser ajuda para resolver é só pedir.Edson